LUÍS SOARES VISITA ESCOLAS VIMARANENSES NO ÂMBITO DO PROGRAMA PARLAMENTO JOVEM

O programa Parlamento dos Jovens desenvolve-se em três fases ao longo do ano letivo, que são semelhantes para as sessões do ensino básico e do ensino secundário: uma sessão escola, uma sessão distrital e uma sessão final na Assembleia da República.

No programa de 2016-2017 o tema central é a Constituição. Nas Escolas do Ensino Básico o tema específico é “Os jovens e a constituição, tens uma palavra a dizer!”. No Ensino Secundário o tema é “40 anos da República Portuguesa e do Poder Autárquico, A constituição que temos e a que queremos – desafios dos poder local”.

Depois de na passada semana ter participado na Sessão Escolar da Escola Secundária Francisco de Holanda, a convite do Professor Francisco Teixeira, o Deputado vimaranense, Luís Soares participou, esta segunda-feira, nas sessões escolares da Escola Básica de Caldas das Taipas, e da Escola Básica João de Meira, em Guimarães.

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo. Constituem objetivos do programa, educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses; promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões; incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente; proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais; estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria; sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

Foto: DR

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?