LUZINHAS QUE BRILHAM, CULTURA PARA TODOS: ESTÁ QUASE AÍ A CIDADE NATAL
O programa da Cidade Natal deste ano foi apresentada no Café Milenário. Há mais ofertas, o foco está nas crianças e na cultura e a BIG tem uma palavra (ou uma ilustração) a acrescentar.
O programa da Cidade Natal deste ano foi apresentado no Café Milenário. Há mais ofertas, o foco está nas crianças e na cultura e a BIG tem uma palavra (ou uma ilustração) a acrescentar.
A árvore de Natal de Guimarães deste ano não será a maior do país e nem é esse o objetivo da Câmara Municipal; o município prefere, antes, dar destaque a atividades culturais. Por isso, a programação da Cidade Natal de 2019 vem — como, de resto, tem vindo a acontecer — sublinhar a “dimensão cultural” de Guimarães. E foi isso que Adelina Paula Pinto, vereadora da Cultura do município, frisou na apresentação do certame, que decorreu esta segunda-feira no Café Milenário. “Aquilo que temos para esta Cidade Natal tem a ver com uma lógica de continuidade e de acrescentar”, explicou a vereadora, que apontou como exemplo desse raciocínio o mercado de natal: este ano, haverá 30 stands, número que dobra a quantidade de espaços do ano passado. O mercado inaugura às 18h30 do dia 7 de dezembro.
Mas há mais novidades. Para a passagem de ano — integrada na programação natalícia —, conte-se já com a passagem do palco da Plataforma das Artes para o Largo da Misericórdia, numa mudança que pretende empregar uma maior fluidez ao movimento entre os espaços onde a festa se faz. Assim, quase como num triângulo festivo, quem aflui a Guimarães nessa data poderá deambular entre Misericórdia, Oliveira e Santiago sem “um hiato onde não acontece nada”.
Quanto à cultura, tão vincada em todo o programa, o destaque vai para o concerto de António Vitorino d’Almeida, com a soprano Ana Maria Pinto, na Igreja de Santo António dos Capuchos, no dia 13 de dezembro — serve de motivo um outro destaque: o 18.º aniversário da inscrição do centro histórico de Guimarães na lista do Património Cultural da UNESCO. Noutro domínio artístico, a ilustração também se faz notar na quadra natalícia, já que é ano da Bienal da Ilustração de Guimarães (BIG). O próprio cartaz da Cidade Natal é assinado por Daniel Lima, “responsável pela ilustração do primeiro cartaz da BIG”, como disse Paulo Lopes da Silva, adjunto da vereadora, que referiu que esta é uma “valorização” dos ilustradores e da própria bienal. E isso constitui parte do “mosaico cultural” que Adelina Paula Pinto explicou estar patente da Cidade Natal, já que os eventos se interligam. No dia 14, inaugura a exposição de intervenção urbana “As paragens onde o tempo habita”.
Outro dos pontos fortes do programa é o “foco nas crianças” que o certame tem, com destaque para o alargamento das atividades de Natal para o Largo do Toural, onde existirão diversões dirigidas para públicos mais novos. Entre 16 e 20 de dezembro, a peça “(A) Cavalo”, também a eles dirigida, tem sessões marcadas para o Largo dos Laranjais e para o Toural. Destaque ainda para a iluminação total das ruas, que acontecerá a 24 de novembro. A Cidade Natal inaugura no dia 7 de dezembro e, para além da abertura do mercado, há ainda um arruada natalícia, o espetáculo da Árvore de Natal, um outro de luz e som e ainda concertos.
O orçamento para a Cidade de Natal ronda os 70 mil euros, sendo que a iluminação de Natal ficou pelos 145 mil euros (um aumento de 5 mil euros relativamente ao ano passado).
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.
Outubro 8, 2024
Inserido no Mês da Economia, que decorre em outubro em Guimarães, o município promoveu um jantar que que participaram representantes de empresas locais, universidades e associações empresariais, com foco na Inovação Colaborativa e na modernização dos modelos de negócio.