Madrid “es llegar y sentir que ya estuviste”
Artigo publicado na edição de abril na revista Mais Guimarães.
Quis ser contadora de histórias, saltar de cidade em cidade e apontar todos os pormenores que via enquanto conhecia outras pessoas. De máquina fotográfica e caderno às costas. Saí de Guimarães e descobri Madrid. Não é longe. Mas tornou-se casa. Apaixonei-me por ti e pela tua cultura (e desculpa tratar-te por tu). Passeavas pela Plaza Mayor, pela Gran Vía e pelo Callao. Via-te todos os dias e todos dias me sentia tão pequena enquanto vivia o meu sonho de criança. Cumpri o sonho de seres casa.
A cidade dos concertos, parques de atrações, multidões e das surpresas ao virar da esquina, é também a cidade da tranquilidade, dos espaços verdes e dos lugares mais bonitos. Quem diria. Há sons que não me saem da cabeça quando penso em ti. Quase podia falar numa banda sonora. O som dos mercados, das conversas dos vizinhos a altas horas da noite, do antigo Vicente Calderón, das cervejas ao pôr do sol, do dois de maio e do dia de Reis. Mas também o som da festa que não acaba e da tranquilidade do Debod.
Há quem te ame e quem não goste de ti. Não és a cidade cheia de pressa e barulho que as pessoas acreditam que és. Conheço o teu silêncio, o que dás quando precisamos. As tuas ruas tornam-se casa a cada passo. És o lugar perfeito para encontros, uma cidade de todos, mas de ninguém.
“De Madrid al cielo”, diz o ditado porque nos mostras a beleza em qualquer sítio para onde olhamos. Tens o restaurante mais antigo do mundo, em pleno coração. Tens museus que nos fazem querer ficar. Tens Goya, Picasso, Velazquez, Dalí e Miró. Tens teus e tens de fora, sabes receber.
O Atlético tem a fonte de Neptuno e o Real tem Cibeles. Tens desporto, tens adrenalina. Montanhas russas, personagens da infância, quedas e gargalhadas. Festejas como ninguém e partilhas como ninguém. Gracias a ti, Madrid.
Despedi-me de ti nas quatro torres. Com a certeza de que ia voltar. Recordei o dia em que cheguei à tua beira, à procura de uma cidade-casa-abraço. Conheci o teu dia-a-dia e as tuas pessoas. Não me despedi, confesso. Sabia que ia voltar a encontrar-te. Vi em ti os passos que devia dar. Chamartín será para sempre um lugar de encontros e tu serás sempre o destino ideal para um fim de semana, para um ano, ou para a vida.
Um passeio pela capital espanhola
Sair do metro na Puerta del Sol, pisar o quilómetro zero, e caminhar em direção à Plaza Mayor ou à Gran Vía. Subir ao El Corte Inglés no Callao e ver a energia da cidade. Ver o nascer do sol no Templo de Debod e o pôr do sol do parque El Retiro depois de passar pela Puerta de Alcalá. Conhecer o Prado, o Reina Sofia e o Thyssen-Bornemisza, os três museus do triângulo da arte, os salões da coroa espanhola, no Palácio Real, e a Catedral de la Almudena. Imaginar que celebramos um título em Cibeles ou na fonte de Neptuno.
Entrar na estação de Atocha e ficar deslumbrado. Passear por Las Letras, Lavapiés e Chueca. Comer churros na Chocolateria San Ginés e petiscar no Mercado de San Miguel. Arriscar no parque Warner ou no parque de Atracciones de Madrid. Subir ao Círculo de Bellas Artes e outros tantos lugares com vistas para a cidade. Conhecer a nova Plaza de España, ficar boquiaberto com o edifício Metrópolis de Madrid e entrar no Teatro Real e no Matadero.
Aproveita e deixa-te perder pelas ruas. Vais encontrar, de cada vez que lá fores, um lugar novo.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 12, 2024
O Vitória Sport Clube entra na nova temporada de forma confiante, sustentado por um trabalho sólido e uma estrutura cada vez mais estável. Os resultados em campo são reflexo de uma equipa coesa, que soube aproveitar as boas exibições da última época para construir uma base forte para os desafios que se avizinham. O entusiasmo em Guimarães é palpável, e a cidade vive o futebol de forma intensa, como sempre foi tradição.
Setembro 12, 2024
Entre os dias 12 e 15 de setembro, a cidade de Guimarães acolhe a Competição Mundial por Grupos de Idades. Já nos dias 19 e 22 de setembro entra em ação o Campeonato do Mundo de 2024.
Setembro 12, 2024
A campanha ganhou também o bronze nos New York Festivals TV & Film Awards.