MAGIA DE EDWARDS EMPURRA CONQUISTADORES PARA A VITÓRIA

O triunfo permite ao Vitória trepar alguns lugares na tabela. A equipa de Portimão ainda acreditou que podia levar pontos do Afonso Henriques, mas Edwards, num rasgo de génio, decidiu o jogo a favor dos vimaranenses

O britânico Marcus Edwards assinou um belo golo para selar o triunfo frente ao Portimonense © Direitos Reservados

O Vitória venceu o Portimonense (2-0) e colocou fim à série de três jogos sem vencer para o campeonato. Depois dos dois jogos no Bonfim, no regresso ao Estádio Afonso Henriques, o Vitória levou a melhor sobre o Portimonense e construiu o resultado ainda nos primeiros minutos da partida. Com este triunfo, os Conquistadores treparam lugares na tabela e colam-se (provisoriamente) ao Sporting e ficam a quatro pontos do Famalicão.

Num jogo em que a equipa de Ivo Vieira fez o suficiente para ficar com os três pontos, o Vitória entrou praticamente a ganhar. A primeira parte trouxe um Vitória a ameaçar nos minutos iniciais e a superiorizar-se ao Portimonense, mas a equipa foi perdendo fulgor e se chegou a controlar o jogo na primeira metade do primeiro tempo, a verdade é que chegou ao intervalo com o Portimonense a sondar e ameaçar a baliza de Douglas. A segunda parte foi idêntica, mas Edwards elevou o nível da partida. Quando se adivinhava uma luta intensa pelos três pontos,  o inglês, num rasgo de criatividade, fez o 2-0 e empurrou os Conquistadores para a vitória.

Quatro dias depois do triunfo em Setúbal que deixou a equipa de Ivo Vieira mais perto da Final Four da Taça da Liga, e com um calendário exigente pela frente, Ivo Vieira fez quatro alterações no “onze” relativamente ao encontro com os sadinos. O treinador dos vimaranenses deixou Davidson no banco e chamou Pedro Henrique para o centro da defesa.

No 20.º jogo entre algarvios e vimaranenses, Ivo Vieira não podia ter pedido melhor início. Aos 2’ Ola John fura pela esquerda e, numa iniciativa individual em que tira do caminho dois adversários cruza para Léo Bonatini apontar o primeiro golo da partida. Nos primeiros 15 minutos, o Vitória privilegiou o corredor esquerdo e ia sondando a baliza de Ricardo Ferreira.

O jogo entrou numa fase mais morna e foi Jackson Martinez a responder ao aparente controlo que o Vitória tinha na partida. Aos 24’, o avançado colombiano foi solicitado pelo criativo Lucas Fernandes e, numa posição complicada, de costas para a baliza, faz a bola passar muito perto da baliza de Douglas. O Vitória respondeu com a “magia” de Marcus Edwards. O criativo inglês foi hábil a enganar os adversários dentro da área e, quando se esperava um remate de pé esquerdo, o britânico leva a bola para a linha e cruza. A bola passa perto da baliza, mas não encontrou ninguém para emendar.

Se Jackson assustou à primeira, à segunda conseguiu mesmo cabecear para o fundo da baliza de Douglas, na sequência de uma bola parada. A permeabilidade da turma de Ivo Vieira ficou novamente exposta – tem sofrido imensos golos neste tipo de lances -, mas o golo seria anulado pela equipa de arbitragem. O jogo esteve parado cerca de quatro minutos para Nuno Almeida anunciar que o colombiano estava em posição de fora de jogo.

Magia britânica

O segundo tempo começou como acabou o primeiro: com o Portimonense a ameaçar a baliza de Douglas. A ameaça materializou-se em oportunidade quando aos 54’ Douglas travou o remate de Jackson Martínez. O Vitória parecia adormecido e os adeptos estavam na expectativa. Até que aparece Edwards para acordar o estádio aos 60’: o inglês finta três adversários com técnica e agilidade e finaliza com classe. Estava feito o 2-0; estava feito o resultado.

Depois do lance de génio do jovem inglês, o Portimonense, mais ofensivo, obrigou Douglas a mostrar os reflexos. Aos 75’ Medeiros remata de longe, mas o brasileiro estira-se e desvia a bola das redes vitorianas.

Os 14 913 adeptos presentes no Afonso Henriques não festejaram mais nenhum golo até ao fim da partida. O Vitória só volta a casa para a Taça da Liga, no dia 21. Na próxima quinta-feira, dia 12, o Vitória tem a última deslocação europeia da temporada. Vai à Alemanha para defrontar o Frankfurt, em jogo onde já não está em jogo a qualificação para a próxima fase. Os jogos do campeonato regressam no próximo domingo, dia 15. Espera ao Vitória uma deslocação curta até Barcelos para defrontar o Gil Vicente.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?