MAIS DE 300 ALUNOS DE GUIMARÃES INSTALAM AS SUAS MEMÓRIAS PATRIMONIAIS NA CDMG

Pelo terceiro ano letivo consecutivo, “Pergunta ao Tempo” regressa à Casa da Memória de Guimarães (CDMG) pelas mãos dos alunos do 4.º ano dos 14 agrupamentos escolares de Guimarães, revelando ao público o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo que está a chegar ao fim.

No final deste mês de maio, será revelado, nos dias 28 e 29 (às 10h00 e às 14h00), o resultado da 3.ª edição do projeto “Pergunta ao Tempo”, inaugurando uma exposição em que o património é o objeto de atenção de alunos e professores do 4.º ano de escolaridade das escolas de Guimarães, a quem é colocado o desafio de descobrir e reinterpretar a exposição permanente da Casa da Memória, que desta forma abre as suas portas – de forma ainda mais especial – à cidade e à comunidade. Assim, a partir desta data estamos todos convidados para conhecer os objetos, as histórias e os testemunhos recolhidos pelas crianças, que coabitam e dialogam com cada um dos núcleos expositivos da exposição permanente da Casa da Memória.

Mais de 300 alunos participam no projeto educativo “Pergunta ao Tempo”, desenvolvido pel’A Oficina. Ao longo do ano letivo, os alunos do 4.º ano de várias escolas do concelho debruçam-se sobre o património, nas suas múltiplas vertentes: material e imaterial; móvel e imóvel. A base de trabalho é a exposição permanente da Casa da Memória de Guimarães. E, tal como o museu vimaranense, também este programa educativo está dividido em 14 núcleos. São, por isso, 14 as turmas envolvidas no projeto em cada edição. Há quem tenha que refletir sobre a Industrialização do Vale do Ave, a Fundação da Nacionalidade, Cartografias e Território de Guimarães ou Utopia e Distopia. Depois de atribuído um dos temas, cada professor tem depois liberdade para mobilizar os conteúdos que lhe parecerem adaptar-se melhor. Só não podem perder o norte de “Pergunta ao Tempo”: o património. O de Guimarães e o das freguesias de cada uma das escolas.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?