Mais lugares no Multiusos e uma praia na Scorpio

Apresentação feita no dia em que Multiusos celebra 21 anos.

balcao barra

“Qual é o nosso compromisso com o futuro?”, questionou Amadeu Portilha, presidente da Tempo Livre, esta manhã, no dia em que o Multiusos de Guimarães assinala o 21.º aniversário. Foram apresentados, nesse sentido, quatro projetos a realizar no Multiusos, na Scorpio, na pista de atletismo e no Inatel.

Projeto Multiusos de Guimarães // © Direitos Reservados

Aumentar a capacidade do Multiusos é uma das preocupações da Tempo Livre. “Estamos a perder competitividade porque entretanto, ao nosso lado, nasceram, nos últimos 10 anos, muitos multiusos”, justificou Amadeu Portilha que referiu ainda a necessidade de “investir na modernização desta instalação”.

Nas galerias do fundo será, assim, criado um novo balcão, “provavelmente a zona mais interessante do Multiusos”. Esta “nova bancada” já está estudada e, “se for possível, irá avançar no próximo ano”. “Vai permitir construir 13 boxes com 14 lugares cada uma”, explicou o presidente da cooperativa informando ainda que “aumentará, juntamente com os camarotes empresariais e zona vip, mais 260 lugares”. Algo que “não parece muito, mas é importante”, até porque “a galeria continua a ser circulável por baixo e o acesso há de ser feito por uma nova escadaria. Tudo feito em estrutura metálica sem betão”.

Projeto Parque Aquático Scorpio // © Direitos Reservados

O parque aquático Scorpio também deverá ser aumentado no próximo ano. Caraterizando o espaço como “um dos maiores atrativos do verão”, Amadeu Portilha informou que, no ano passado houve cerca de 280 mil entradas. “Num ano normal são cerca de 300 mil pessoas”, garantiu.

“A nossa ideia é, na parte de cima, fazer um novo espaço e fazer uma espécie de praia junto a uma piscina”, explicou. Eliminando o muro existente, “o terreno será todo remodelado para que as duas zonas sejam frequentáveis” e, assim, será possível “aumentar a capacidade e criar um restaurante e um bar”.

Obras a ser feitas pelos arquitetos que construíram originalmente as instalações

No que à pista de atletismo diz respeito, o presidente da Tempo Livre confessou que nos jogos de futebol são “sistematicamente confrontados pela polícia por não haver um bar que sirva os adeptos”. “A pista de atletismo tem tudo menos um bar”, disse.

Projeto Pistas de Atletismo Gémeos Castro // © Direitos Reservados

Também o Inatel, um espaço “emblemático”, “já não serve para as encomendas”. Por essa razão, existe já “um estudo prévio praticamente concluído sobre a requalificação e eventual ampliação do pavilhão”. No projeto apresentado, “o pavilhão prolonga-se para a rua que agora deixou de ter qualquer sentido que dá acesso à bomba de gasolina. Dá para criar ali uma praça pedonal, um acesso diferente”, referiu Amadeu Portilha.

Projeto Inatel © Direitos Reservados

“O projeto mais urgente é o da modernização”

Para domingos Bragança, “este caminho é o caminho certo”, sendo que “estes estudo preliminares devem avançar para projetos”.

“A Tempo Livre com a Câmara Municipal irá encontrar o financiamento para o fazer”, garantiu o presidente da Câmara que frisou ainda que “todos os projetos apresentados são muito importantes”. Porém, “tendo em conta o contexto do território que nos é próximo, temos que modernizar o nosso e fazer com que esteja sempre à frente”. O projeto mais urgente é, por isso, “o da modernização, coloco-o na frente de todos”.

“O Scorpio é uma evidência, é sustentável do ponto de vista financeiro. A questão da obra, se é preciso fazer, faz-se. O obra do Inatel faz sentido pela sua própria centralidade. Com este projeto temos um Inatel com uma identidade mais contemporânea”, terminou. “Todas estas obras são muito necessárias. Há 21 anos, o espaço Multiusos foi uma obra muito inovadora e Guimarães foi uma cidade pioneira, mas hoje estamos cercados pelos territórios vizinhos que têm espaços multiusos de última geração. Precisamos de dar este salto para que o nosso seja de última geração”.

Amadeu Portilha mostrou ainda a vontade em “alterar o paradigma organizacional da Tempo Livre”. Está a ser criada “uma plataforma colaborativa onde todos os colaboradores vão trabalhar e que nos vai permitir ser mais céleres e eficazes na gestão organizacional” e será lançada uma APP exclusiva do Multiusos que “permite uma nova experiência” aos visitantes.

Também a gestão de filas e a partilha de informação entre estruturas são pontos a ter em atenção. “Vamos tentar dar tecnologia e digitalização para dar mais qualidade no atendimento aos nossos utentes. Estamos a trabalhar a gestão centralizada de conteúdos e a interconetividade entre instalações. Ou seja, que a informação que exista no Multiusos possa existir em todas as instalações e comunicar com os milhares de utentes que nós temos”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES