Mantas vão esticar-se no Vila Flor para celebrar os 25 anos de carreira de David Fonseca
O Manta, festival de música, decorrerá nos dias 13 e 14 de setembro no jardim do Centro Cultural Vila Flor (CCVF).
Na sexta-feira, 13, o relvado do CCVF terá uma noite marcada por artistas portugueses com as atuações de Malva e de David Fonseca, músico que vem a Guimarães celebrar 25 anos de carreira.
No sábado, 14, o Manta aposta na revelação de artistas internacionais. Meskerem Mees, Billie Marten e Still Corners “encarregar-se-ão de nos embalar através de uma exploração íntima e telúrica que guardaremos dentro de nós enquanto paisagem erigida para o futuro”, refere Rui Torrinha, diretor artístico do CCVF e de artes performativas d’A Oficina, entidade que organiza o festival.
Após os concertos, DJ Berto, na sexta-feira, e DJ Tam, no sábado, serão responsáveis por garantir que a vibração dos corpos continuará a pulsar pela noite dentro. A manhã e a tarde de sábado serão dedicadas às famílias, com oficinas de experimentação musical para todas as idades.
A entrada é gratuita.
Malva é um projeto de Carolina Viana que se deu a conhecer em Redoma (dupla portuense de sonoridade rap e ritmo desconstruído e poético com Joana Rodrigues). Em 2023, Carolina Viana deu um passo a solo para fora da Redoma, em busca de uma linguagem individual, assumindo a personalidade artística de Malva, com o lançamento do seu álbum de estreia “vens ou ficas”, onde é possível conhecer um universo introspetivo e de reflexão, através da voz, guitarra acústica, baixo elétrico e violoncelo.
David Fonseca celebra os seus 25 anos de carreira de forma original, onde as histórias por trás de cada canção se revelam através de imagens, palavras e momentos multimédia. David promete levar-nos aos momentos privados de criação de cada um dos seus sucessos, desde as primeiras canções com os Silence 4 até às mais recentes na sua profícua carreira a solo, e abre a porta do seu universo pessoal como nunca antes visto em 25 anos de carreira. As ideias que fizeram nascer as canções, os seus protagonistas e a sua visão artística única num momento intimista de partilha e proximidade.
Nesta primeira noite do Manta, a música prolonga-se de seguida ao som do dj set de Berto, natural e residente da cidade, colecionador desde 2012 e digger aficionado, que traz consigo uma seleção de discos dançantes com bpms baixos e melodias quentes.
No dia seguinte, os jardins do CCVF voltam-se a abrir-se, logo a partir da manhã, para um dia em família. A partir do universo da música, haverá oficinas de experimentação musical para todas as idades, às 10h30 e às 16h30. Nestas oficinas, a cargo de Bruno Estima (WeTumTum), desmistifica-se a construção e a execução da música, edificando de forma lúdica e informal experiências que permitem cultivar o corpo e a mente usando instrumentos.
Avançando até às 21h30, o foco vira-se novamente para o palco com a singer-songwriter belga Meskerem Mees. Vencedora dos prémios Montreux Jazz e Music Moves Europe, e com um sucesso que já alcança todos os cantos do continente por via de uma série de reconhecidos trabalhos e espetáculos por toda a Europa, Meskerem chega a Guimarães apenas munida da sua voz intrigante, a viola acústica e o violoncelo da sua amiga Febe, pronta a tornar o seu som minimalista numa obra de arte que assentará como uma luva nos matizes dos jardins do CCVF.
No segundo concerto da noite, com início às 22h30, dar-se-á a estreia em absoluto no nosso país de Billie Marten. Em “Drop Cherries”, o seu quarto álbum lançado em oito anos, a cantautora norte-americana impõe ao ouvinte uma espécie de autorreflexão hipnótica.
O último concerto desta edição do Manta, às 23h30, está entregue aos Still Corners, projeto musical de Tessa Murray e Greg Hughes formado em 2009 quando, por acaso, se encontraram numa estação de comboios, em Londres. Esse encontro casual fez com que, ao longo da última década, a banda tenha lançado uma torrente de temas que são ao mesmo tempo meditativos, exploratórios e românticos. Em abril deste ano, os Still Corners lançaram o seu sexto álbum, “Dream Talk”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 20, 2024
Presidente da Câmara admitiu que os processo na zona classificada pela UNESCO são mais demorados, mas afirmou que este caso já estava despachado.
Setembro 20, 2024
Na antevisão da partida frente aos dragões, este sábado às 18h00 no D. Afonso Henriques, o treinador Rui Borges deu conta de uma equipa motivada e atenta às características do adversário, garantindo que o grupo tudo fará para que os três pontos sejam somados no regresso aos jogos em casa. Na véspera de celebrar mais um aniversário, o Vitória SC quer dar mais uma alegria aos adeptos.
Setembro 20, 2024
No próximo dia 28 de setembro, a partir das 17h30, decorrerá no quartel a Sessão Solene de tomada de posse do novo comandante da corporação, Luís Andrade e, simultaneamente, a passagem ao Quadro de Honra do comandante Bento Marques.