MANUEL HEITOR NOS 25 ANOS DO CENTRO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA

Sessão solene decorre na sexta-feira, dia 23, às 17h30, no campus de Azurém da UMinho, em Guimarães.

 

 

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, participa esta sexta-feira, dia 23, nas comemorações do 25.º aniversário do Centro de Computação Gráfica (CCG) da Universidade do Minho, no campus de Azurém, em Guimarães.

A sessão solene inicia às 17h30 com a presença do vice-reitor da UMinho para o Desenvolvimento Institucional, Ricardo Machado, que, enquanto coordenador científico do Laboratório em Engineering Process Maturity and Quality do CCG, vai falar sobre o futuro desta área. Seguem-se as intervenções dos cientistas Miguel Guevara, João Moutinho e Carlos Silva, a atribuição dos Prémios Inovação e a apresentação de um livro alusivo aos 25 anos do CCG.

A partir das 18h25 estão previstos os discursos do ministro Manuel Heitor, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do fundador e do atual presidente do CCG, José Luís Encarnação e Luís Amaral, respetivamente, além do presidente da município de Guimarães, Domingos Bragança.

O programa comemorativo inclui ainda no dia anterior as Jornadas Tecnológicas, que reúnem mais de 20 oradores para refletir sobre vigilância criminal, visão e inteligência artificial, mobilidade sustentável, interação humano-computador e laboratórios vivos para a descarbonização de Braga. Na sexta-feira, antes da sessão solene, há visitas guiadas aos laboratórios do CCG, apresentação de protótipos e palestras com representantes da Agência Nacional de Inovação, do Programa MIT Portugal, da TecMinho, entre outros.

O CCG dedica-se à Investigação & Desenvolvimento nas áreas de computação gráfica, TIC e eletrónica. Nos seus feitos contam-se a criação dos primeiros sites da “Comboios de Portugal” e de um órgão de informação nacional (“JN”), do Oceanário Virtual da Expo’98, do projeto Macau Virtual, bem como de projetos como mesas multitoque, assistentes interativos para idosos, sistemas de reconhecimento facial e uma cabine de prova de roupa virtual. Os seus trabalhos foram distinguidos com o Prémio Descartes I.I. (Europa), o LAVAL Virtual (França) e na Conferência IPIN’15 (Canadá), entre outros. Os projetos têm tido múltiplos parceiros, desde a Disney ao Governo de África do Sul.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?