
Marcelo classifica decisão do Governo como “uma recomendação agravada”
“Mais do que uma imposição é uma recomendação agravada”

“Mais do que uma imposição é uma recomendação agravada”. Marcelo Rebelo de Sousa coloca-se ao lado de constitucionalistas que têm dúvidas. Na leitura do presidente, a decisão do Governo de proibir as deslocações entre concelhos a partir da meia noite carece de outra força legal

O Presidente fala de uma “tolerância” jurídica muito grande. Mas mais restrições, avisam os juristas e o próprio Marcelo, só com estado de emergência ou mudanças na lei.
A decisão do Governo corre o risco de ser anulada por uma providência cautelar interposta pelo Chega e que deverá ser apreciada pelo Supremo Tribunal Administrativo durante o dia de hoje, sexta-feira, dia 30.
Jorge Miranda, Paulo Otero, Vitalino Canas ou Jorge Reis Novais, estão entre os constitucionalistas que já vieram afirmar que a decisão do governo não tem respaldo no texto fundamental.
“Há medidas que foram mais fáceis de tomar há oito meses do que agora. É preciso um consenso parlamentar e social para que essas novas restrições sejam eficazes, é preciso as pessoas perceberem se sim ou não há razões para pôr outra vez o pé no acelerador na proteção da vida e da saúde”, afirmou o presidente aos jornalistas. Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se relutante em avançar para um novo estado de emergência sem um amplo consenso.
O presidente e o primeiro-ministro já terão conversado e no caso de se voltar ao estado de emergência será num modelo diferente do que aconteceu na primavera, evitando a paralisação total do país.
Partilhar
PUBLICIDADE
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 26, 2023
Num total de 160 candidaturas ao financiamento do programa "Bairros Comerciais Digitais", Guimarães ficou na 95.ª posição, último lugar em que os candidatos estão aprovados, mas condicionados pela reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Setembro 26, 2023
A exigência da revogação resulta de uma proposta feita pelo CDU na Assembleia Municipal de Guimarães, que se realizou na sexta-feira passada, dia 22 de setembro.
Setembro 26, 2023
Este centro do Hospital Senhora da Oliveira teve a pontuação mais alta entre mais de 900 instituições.