Marcelo já não vem ao concerto inaugural do aniversário da UMinho
O concerto inaugural abre o Programa do Cinquentenário da UMinho

O concerto inaugural das celebrações do 49.º Aniversário da Universidade do Minho realiza-se esta sexta-feira, dia 17 de fevereiro, pelas 21h30, na Igreja de São Francisco, em Guimarães. A atuação repete-se no sábado, dia 18 de fevereiro, às 21h30, no Salão Medieval da Reitoria da UMinho, em Braga.

O reportório prevê as obras “Egmont”, de Beethoven, e “Gloria”, de Poulenc, interpretadas por Dora Rodrigues (soprano), Vítor Moura (narrador) e Vítor Lima (diretor do coro), bem como pelo Coro do Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho e pelo VianaVocale – Coro da Academia de Música de Viana do Castelo, acompanhados pela Orquestra Académica da UMinho. A direção caberá ao maestro Vítor Matos.
Os concertos fazem parte do programa de Comemorações do Cinquentenário da criação da Universidade do Minho, fundada a 11 de agosto de 1973 pelo Decreto-Lei nº 402/73 e implementada a partir de 1974 com a tomada de posse do seu primeiro Reitor, Carlos Lloyd Braga, e da Comissão Instaladora, a 17 de fevereiro.
O programa integral das comemorações incluirá eventos científico-culturais que decorrerão de fevereiro de 2023 a dezembro de 2024 e que foram delineados pela Comissão Comemorativa dos 50 anos da Universidade do Minho. O programa completo das celebrações será apresentado na cerimónia oficial do aniversário a decorrer no sábado, pelo presidente da Comissão do cinquentenário, João Cardoso Rosas.
A instituição de ensino faz saber que, no concerto inaugural, previa-se a presença do Presidente da República, que, “lamentavelmente, não vai poder estar”.
PUBLICIDADE
Partilhar
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 2, 2023
O Vitória triunfou no Algarve por 2-1 contra o Farense. Tomás Ribeiro e Jota Silva foram os autores dos golos.
Dezembro 2, 2023
As Jornadas do Grande Órgão Histórico 2023 comemoram o 10º Aniversário do restauro deste órgão monumental, o maior órgão histórico do Norte de Portugal.
Dezembro 2, 2023
Bruno Fernandes, vereador eleito pela coligação "Juntos por Guimarães" critica a demora do processo, bem como a localização da Loja do Cidadão. O social-democrata destaca que o espaço foi definido "depois de 16 anos de discussão e de quatro localizações diferentes."