Marcha pela Paz e Clima reúne 900 estudantes no Toural

Os mais jovens quiseram mostrar que “estão atentos” e que “exigem um planeta sustentável”.

Marcha pela Paz com barra

Cerca de 900 estudantes dinamizaram, esta manhã de terça-feira, no Toural, uma Marcha pela Paz e pelo Clima. Francisca Fernandes é a autora da inicitiva que levou os alunos da Escola francisco de Holanda, Escola Básica da Pegada, Santa Luzia e Egas Moniz a pecorrerem as artérias da cidade.

 © Juliana Machado / Mais Guimarães

“O objetivo é chamar à atenção para os conflitos armados pelo mundo e para as alterações climáticas, que, por vezes, parecem ficar esquecidas. Não temos um planeta B. É uma coexistência porque para conseguirmos que haja paz precisamos de um planeta para desfrutar dessa mesma paz”, começou por explicar a estudante em entrevista ao Mais Guimarães, destacando as diversas consequências das alterações climáticas tais como “as secas, as inundações, as migrações forçadas e a fome”.

Pretendendo chamar à atenção “dos mais velhos e do Governo”, os mais jovens quiseram mostrar que “estão atentos” e que “exigem um planeta sustentável”, vincou a aluna da Escola Francisco de Holanda.

Para Rosalina Pinheiro, diretora da Escola Francisco de Holanda “este tipo de iniciativas são um orgulho, especialmente quando partem da vontade dos alunos”.

“Este é um sinal de que a cidadania existe e está em marcha. Ouvimos estes temas serem falados nos meios de comunicação social e chegamos a um ponto em que já parece quase “normal”. Estes alunos estão precisamente a refutar essa ideia e a lutar por um mundo melhor, até porque o merecemos”, explicou a responsável.

Destacando o apoio incondicional da direção para este tipo de atividades desenvolvidas e pensadas pelos mais jovens, Rosalina Pinheiro considera que ainda há um longo caminho a percorrer.

“Temos um grupo significativo, mas ainda muito pequeno de jovens que são proativos e que querem empurrar o mundo”, referiu a dirigente, lamentando o “grande número de jovens que se deixam empurrar não pelo mundo, mas sim pelas redes sociais e por outras coisas que não ultrapassam um palmo para além do umbigo”.

Sob o mote da esperança e otimismo, que são as bandeiras do agrupamento, Rosalina Pinheiro diz não ter dúvidas que “temos um futuro e estes jovens hoje aqui presentes são a prova disso”.

A Marcha pela Paz e pelo Clima contou com intervenções dos diversas entidades presentes, bem como vários momentos musicais.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES