Margarida Isaías: “Vivam ao máximo tudo o que a semana académica tem para oferecer”
Com início a 5 de maio, com o Velório da Gata e as Serenatas, as Monumentais Festas do Enterro da Gata prolongam-se até dia 12 com concertos a partir de amanhã, dia 6.

Com início a 5 de maio, com o Velório da Gata e as Serenatas, as Monumentais Festas do Enterro da Gata prolongam-se até dia 12 com concertos a partir de amanhã, dia 6.

Margarida Isaías, presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), deixou uma mensagem ao Mais Guimarães para os estudantes minhotos. “Celebramos o percurso, celebramos o que foi este ano”, disse explicando que, “para os caloiros, celebramos o que foi esta entrada na universidade e o que vão ser os próximos anos” e, “para os finalistas, celebramos o seu percurso, os anos que aqui estiveram, e, com muita saudade, celebramos o que também aí vem”.
Explicando que estas “são festas muito particulares, com uma história muito particular quando comparado com outras queimas e enterros a nível nacional”, Margarida explicou o simbolismo da Gata – “o insucesso e o abandono escolar”-. “É isso que estamos a enterrar e que celebramos com um conjunto de iniciativas culturais, recreativas, sociais”, explicou.
Este é o culminar do ano académico da UMinho e, por isso, a presidente da associação académica da academia minhota apela: “venham, participem, tragam os vossos amigos e familiares e vivam ao máximo tudo o que a semana académica tem para oferecer. Aos caloiros, mais uma vez, sejam bem vindos à melhor academia do país e, aos finalistas, esperamos por vocês sempre naquela que sempre será a casa deles”.

PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 24, 2025
“Considerando que é um projeto estratégico e prioritário para o concelho, o conjunto de informações que vêm sendo disponibilizadas de forma avulsa, não contribui para o total e bom esclarecimento dos vimaranenses”, disse o vereador do PSD, Ricardo Araújo.
Março 24, 2025
O Teatro Jordão será palco de uma conferência sobre competitividade e inovação empresarial, no próximo dia 27 de março, às 17h00. Sob o tema "Novos Tempos, Novos Desafios, Mais Competitividade", o evento reunirá especialistas e líderes de diferentes áreas para discutir os desafios e oportunidades num cenário económico em constante evolução.
Março 24, 2025
“O aumento da pedonalização do centro da cidade é fundamental para devolver a cidade aos cidadãos, e para o comércio local”. Quem o diz é Domingos Bragança.