Maria da Conceição Fernandes completa hoje 100 anos

Maria da Conceição Fernandes, cidadã vimaranense, completa esta quinta-feira, 28 de janeiro, 100 anos de vida.

Foi na aldeia de Travassós, no lugar da Senra, que ainda sem telefone e eletricidade, que Maria nasceu e cresceu, entre uma grande irmandade. A mais nova de dezoito filhos, como sempre fez questão de frisar – “mas apenas oito irmãos conseguiram cá ficar”.

A mulher centenária conta que “noutros tempos era difícil às vezes a vida vingar, e alegra-se de não ter tido muito com que se apoquentar, relembrando lá de vez em quando, a história que a levou para a cidade, afastando-a da vida do campo”.

Maria da Conceição Fernandes mudou-se para a casa de uns primos, estudou na Escola Industrial e Comercial, hoje Escola Secundária Francisco de Holanda e ficou por Guimarães.

Uma década de trabalho no escritório da “padaria das Trinas”, em pleno coração da cidade de berço, fez com que encontrasse um jovem, assim conhecido pela mocidade: vem da família do “Martins Chapeleiro”. José Ferreira Martins, foi aquele com quem veio a casar.

Três filhas, seis netos e três bisnetas, e é por estes que gosta de estar rodeada, sempre com um espírito ativo, agora com outras missões, mantendo as mãos ocupadas.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?