MATIAS DAMÁSIO EM ENTREVISTA AO MAIS GUIMARÃES

Depois da digressão pelo país no ano passado, o cantor e compositor angolano regressa à cidade berço, onde se sente “muito acarinhado”, para celebrar os dez anos de carreira.

 

Os palcos vimaranenses já não são estranhos para o artista angolano. A sua estreia em Guimarães foi a convite de Paulo Gonzo, num espetáculo que lhe traz boas recordações. À conversa com o Mais Guimarães, Matias Damásio relembra “um público muito carinhoso” que o aplaudiu em pé na sua primeira aparição na cidade, que recorda ter sido “uma sensação muito especial”.

O cantor volta ao palco do Multiusos de Guimarães, no próximo sábado, para uma noite que espera ser memorável para o público e para si próprio.
No ano em que assinala os dez anos de carreira, Matias Damásio confessa que “foram anos
fantásticos”, que o que deixaram surpreendido com tudo o lhe aconteceu. “Eu tinha alguns sonhos que desejava alcançar na minha carreira, alguns pontos que queria atingir”, mas todo o
seu percurso “superou as expetativas”. O músico recorda os discos, os concertos e os prémios
que recebeu, revelando que conhecer vários pontos do mundo foi o mais importante na sua vida artística. Sobre Portugal, Matias Damásio refere que “é um país muito bonito, com um bom e clima e boa comida”.

“Costumo dizer que tenho duas casas: Portugal e Angola”, admite o artista que diz sentir um “carinho incondicional pelos fãs português”, que ocupam “um lugar muito especial” no seu coração.
Neste marco importante da sua carreira, o músico reflete sobre o seu percurso e sobre o seu
trabalho. Desde o kizomba às baladas, Matias Damásio não crê que a sua música seja definida por um estilo apenas. Pelas suas próprias palavras, o artista descreve-se como “um cantor romântico”, retirando do amor a maioria da sua inspiração. O músico fala sobre o primeiro amor, a sua avó Augusta. “Foi ela quem me ensinou tudo o que sei hoje”.Vários temas compostos pelo artista são inspirados no que aprendeu com a avó.

Durante estes dez anos, Matias Damásio conquistou o público português, com os seus temas a liderar as rádios nacionais e até mesmo como banda sonora de novelas. Um dos seus últimos êxitos é cantado, juntamente, com Vanessa Martín, convidada especial para o concerto do próximo sábado. O tema “Porque Queramos Vernos” tornou-se um êxito, mas poucos conhecem a origem desta parceria. Foi nas suas diversas viagens de avião que o cantor ficou a conhecer a voz da espanhola, pois a sua companhia punha como música ambiente o álbum da cantora.

 

Quando lhes foi proposto o dueto, contactaram-se pela internet e apenas se encontraram pessoalmente no estúdio de Rui Veloso, onde gravaram o tema.
“Dei-lhe um beijinho e ofereci- -lhe um ramo de flores”. De acordo com o compositor, “foi uma
empatia direta, uma simbiose artística” como se falassem há vários dias. Hoje, olha para Vanessa Martín como “uma artista com alma, talentosa e amável” mas, sobretudo, valoriza a amizade que partilham mutuamente.
Sobre os projetos para o futuro, Matias Damásio promete um novo álbum, com lançamento previsto para outubro, deste ano. Para o artista, o mais importante é continuar a espalhar a sua música, um pouco por todo o
mundo, e assim poder conhecer outros palcos e outras culturas.

Matias Damásio atua, no dia 17 de março, às 22 horas, no Multiusos de Guimarães. Para além de celebrar o seu décimo aniversário com os vimaranenses, o artista apresenta o seu quarto disco, “Por Amor”. Ao longo de 12 músicas, o cantor espera que seja um “grande espetáculo para todos”, a cantar sucessos como “Loucos”, “I Wanna Be Your Hero” e “Matemática do Amor”.

O artista revela ainda que a sua expectativa é “agradar o público de Guimarães, dar um beijinho a todos, olhar as pessoas nos olhos, dar vários autógrafos”, e que este seja “o primeiro concerto de muitos mais”.

Fotos: DR

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?