Ministério Público acusa três homens da morte de Fernando “Conde”
Segundo noticiou o Jornal de Notícias, na sua edição de 13 de janeiro, António Silva, conhecido como “Toni do Penha” é acusado de planear e participar no assassinato de Fernando “ Conde ”.
Terminada a investigação, o Ministério Público crê que o homicídio de Fernando Ferreira, a 8 de janeiro de 2020, junto ao rio Ave, entre Barco e Briteiros, foi cuidadosamente planeado.
Segundo noticiou o Jornal de Notícias, na sua edição de 13 de janeiro, António Silva, conhecido como “Toni do Penha” é acusado de planear e participar no assassinato de Fernando “ Conde ”. Hermano Salgado, que terá participado nas agressões fatais, responderá por crime de homicídio qualificado, e Paulo Ribeiro, proprietário de um stand de automóveis, terá sido responsável pelo desaparecimento do automóvel de Fernando “Conde”, um Volvo C30, que terá sido levado para França e que ainda não foi localizado.
Segundo a acusação do MP, noticiada pelo jornal, “Toni” terá começado inicialmente por pedir ao segurança privado Ricardo Guedes para dar “um aperto” a Fernando Ferreira, de modo a recuperar o dinheiro que este acreditava que o “Conde” lhe havia furtado, 100 mil euros, quando na sua casa fez trabalhos de eletricidade.
Perante a recusa do segurança e as anteriores abordagens frustradas, “decidiu que, como não conseguia reaver o dinheiro, iria por termo à vida de Fernando Joaquim Ferreira”, conclui o MP.
“Toni do Penha” terá montado uma “armadilha”, inventando um futuro negócio, para levar o eletricista até ao parque de estacionamento do restaurante Sombras do Ave, em Caldas das Taipas. Aqui, segundo a acusação, o “Conde” terá sido morto à pancada e o corpo lançado às águas do rio Ave, com a participação de Hermano.
Toni”, ao juiz de instrução, no dia a seguir ao da sua detenção pela Polícia Judiciária (PJ), cerca de um ano e meio após o crime, disse que o homicídio teria resultado de uma tentativa de persuasão, sem intenção de matar, para tentar recuperar um valor em dívida, e que o abanão teria corrido mal, e Fernando “ Conde ”, ao fugir, caíra no rio Ave, onde veio a ser encontrado duas semanas depois.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.
Outubro 8, 2024
Inserido no Mês da Economia, que decorre em outubro em Guimarães, o município promoveu um jantar que que participaram representantes de empresas locais, universidades e associações empresariais, com foco na Inovação Colaborativa e na modernização dos modelos de negócio.