CarClasse
CarClasse
“Miocárdio”: Um espaço de expressão e de partilha em torno dos afetos e emoções para os mais novos

Espetáculo-Oficina de Dança, destinado às crianças a partir dos 3 anos de idade, preenche a Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães durante o mês de abril.

miocardio-Barra-+G-10-anos

O próximo dia 15 de abril será marcado pelos afetos e batimentos de “Miocárdio” na Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG).

©️ Direitos Reservados

Músculo, batimento, tecido especial, força, bombeamento, parede, coração, potência. Tudo isto se pode relacionar com miocárdio. Mas, neste espetáculo-oficina de dança, mais importante do que isso são as emoções provocadas e trocadas pelos muitas vezes inexplicáveis sentimentos com que os afetos nos atingem, alterando a frequência dos batimentos e fazendo circular sensações (in)decifráveis no interior de todos nós.

Dirigido aos mais pequenos, a partir dos três anos de idade, “Miocárdio” é uma criação de Marina Nabais interpretada por Marina Melero, com música de Ricardo Freitas, figurinos e cenografia da autoria de Ainhoa Vidal e ilustrações de Liliana Rodrigues. Uma produção da associação cultural Marina Nabais Dança, contando com a coprodução da Alcateia/Fundação Lapa do Lobo e das Comédias do Minho.

“Dentro de nós, tudo se move: o ar, os músculos, o sangue, e muito mais. E há um lugar mais pequenino dentro de nós onde o que se move não se vê. São os sonhos, os segredos e os sentimentos”, lê-se na sinopse. Através de imagens e metáforas do coração, este espetáculo-oficina de dança, procura ser “um espaço de expressão e de partilha em torno dos afetos e emoções”.

Até 21 de abril, “Miocárdio” desdobra-se em várias sessões, na Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães, destinadas a escolas e instituições do concelho de Guimarães.

Marina Nabais nasceu em Luanda, viveu no Rio de Janeiro e em Amesterdão, e reside atualmente em Lisboa. Mestre em Artes Performativas, com especialização em Teatro do Movimento, pela Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa, tem também formação no ramo de Espetáculo pela Escola Superior de Dança, Lisboa, pós-graduação na School For New Dance Development, Amesterdão, e curso de Dança na Comunidade do Fórum Dança de Lisboa. Corria o ano de 2003 quando criou A Menina dos Meus Olhos, associação cultural, na qual desenvolveu vários projetos de dança/teatro em cocriação, até 2013, ano que nasce o seu projeto artístico em nome próprio com vários colaboradores: Marina Nabais Dança, associação cultural (MND), assumindo como objetivos a investigação, a criação e difusão de espetáculos na área do Movimento Contemporâneo, bem como a promoção de projetos pedagógicos, numa lógica de colaboração e interdisciplinaridade, com foco na consciência e perceção do corpo, bem como das suas potencialidades de movimento e o estímulo do imaginário e criatividade. Já com largo histórico enquanto coreógrafa e intérprete em articulação com diversas entidades e artistas, desenvolve ainda, paralelamente, um trabalho pedagógico, de formação para profissionais e não profissionais na área da dança, abrangendo diferentes faixas etárias e públicos diversificados.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES