Missa do galo: “Perspetivamos que haja uma grande afluência” diz o pároco Leonel Cunha

O pároco conta que são muitos os vimaranenses que marcam presença na tradicional missa do galo e conta com uma grande adesão: "Perspetivamos que haja uma grade afluência de vimaranenses na igreja de S. Francisco", aponta o capelão.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

Leonel Cunha explica, ainda, que a grande procura por esta cerimónia “foi um motivo que nos levou a retomar esta missa. A partir desse desejo dos vimaranenses, pensamos em retomar essa missa que o padre Mesquita celebrava antes da pandemia.”

A tradicional missa do galo volta a realizar-se na Igreja de São Francisco, pelas 23h00 do dia 24 de dezembro. A missa deste ano coincide com a celebração dos 800 da primeira representação do presépio por São Francisco de Assis

O pároco expressa que a missa do galo será celebrada na igreja de S. Francisco “por ser uma igreja emblemática. Nós queremos trazer a memoria de S. Francisco aos vimaranenses neste espaço que lhe é dedicado. Por isso, faz todo o sentido celebrar esta missa aqui, que é tradicional e é muito vivida por todos os cristãos.”

A missa do galo será retomada na igreja de S. Francisco depois de uma paragem motivada pela pandemia da Covid-19. O capelão explica que a Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Guimarães pretende “trazer a memória da nossa vivência espiritual com esta missa do galo, que, segundo a tradição, surge aquando do nascimento de Jesus, porque um galo cantou.”

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES