MISSA DO PELOTE EVOCA BATALHA DE ALJUBARROTA E ACONTECE NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA

A Câmara Municipal de Guimarães e a Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira organizam a celebração da Missa do Pelote, na próxima terça-feira, 14 de agosto, pelas 19h00, na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira. Para as duas entidades, não se justificava a suspensão da mesma, uma vez que tal manifestação constitui um importante património imaterial que importa preservar e revitalizar.

Desta forma, assinalam-se os 633 anos da Batalha de Aljubarrota, que decorreu no final da tarde de 14 de agosto de 1385, entre tropas portuguesas com aliados ingleses, comandadas por D. João I. O pelote (laudel) que D. João I vestiu durante a batalha de Aljubarrota, e que depois ofereceu à Senhora da Oliveira, constitui um símbolo da afirmação da independência nacional. A partir da peregrinação de D. João I a Guimarães para oferecer o pelote e “restituir” à Senhora da Oliveira as armas que usou na batalha, a cidade de Guimarães passou a assinalar, em cada ano, no dia 14 de agosto, a vitória em Aljubarrota.

A Missa do Pelote será presidida por D. Prior Monsenhor José Maria e celebrada pelo Arcipreste Constantino Matos de Sá. O Grupo Coral de Nossa Senhora da Oliveira irá atuar nesta celebração.

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?