Missas ao ar livre no Santuário da Penha a partir deste sábado

O Santuário da Penha retoma as celebrações comunitárias sábado, dia 30 de maio passando estas a ser celebradas ao ar livre.

As Eucaristias, ao sábados e domingos às 16h00, serão no exterior e em concordância rigorosa com as recomendações das autoridades de saúde. Para participar é necessário respeitar o afastamento entre pessoas, com uma distância mínima de metros metros.

As celebrações serão adaptadas à situação atual, registando várias mudanças que serão devidamente esclarecidas pelo presidente da celebração. Os sacristãos, acólitos e outros colaboradores estarão equipados com máscaras e luvas descartáveis para manusear e limpar os utensílios litúrgicos. Os vasos sagrados e as oferendas não serão tocados por ninguém além do sacerdote e do diácono. Estes devem também desinfectar as mãos antes do ofertório e os ministros extraordinários da comunhão devem fazê-lo antes de a distribuir – algo que só podem fazer com o uso de máscara.

O momento da comunhão está ainda rodeado de outras regras, sendo que os fiéis devem, na procissão para a comunhão, continuar a respeitar o distanciamento aconselhado e a higienização das mãos.

De acordo com o Departamento para a Liturgia da Arquidiocese de Braga este “desconfinamento gradual” deverá ser feito em passos “pequenos e progressivos” optando por uma “simplificação ao máximo e por uma intervenção nos momentos estritamente necessários”.

Os responsáveis da Irmandade da Penha relembram que em tempos de pandemia “não se podem responsabilizar por possíveis contactos”, apelando ao “cumprimento rigoroso das recomendações para salvaguarda da saúde de todos”.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?