Movimento Guimarães LGBTQIA+ alerta para violência homofóbica em Guimarães
Receiam que possa estar em curso "uma escalada de crimes homofóbicos".
O Movimento Guimarães LGBTQIA+ alerta para a ocorrência de atos de violência homofóbica, na zona de “cruising”, do parque de estacionamento, do cemitério de Monchique.
O movimento expõe publicamente que, na última terça-feira, 23 de maio, pelas 18h30, “dois indivíduos, na faixa etária dos vinte anos, agrediram, selvaticamente, um senhor, a soco e pontapé, deixando-lhe o rosto inchado e banhado a sangue”. A ocorrência teve lugar no monte dos rotários, mata contígua ao cemitério de Monchique, e, aconteceu, relatam, “apenas e só, devido à orientação sexual da vítima”.
Em comunicado às redações, revelam que “o engodo e a entrada e saída dos agressores, na mata, foi testemunhada, assim como parte da matrícula da viatura em que fugiram, tal como a marca, modelo e cor do veículo. Mais ainda, foi prestado um primeiro auxílio à vítima, que se recusou a chamar as autoridades ou a participar o crime”. Posteriormente, adiantam, “felizmente, a vítima foi convencida a dirigir-se ao hospital, pois os ferimentos aparentavam ser graves”.
Falam de “pessoas vulneráveis, com medo e receio de se exporem, pois o cruising é a procura de relações sexuais gratuitas, consensuais e anónimas em locais públicos, tais como matas, praias e parques de estacionamento”.
Entretanto, depois de colocados alguns avisos na Internet, receberam mais denúncias de ameaças homofóbicas, no mesmo local, provenientes de indivíduos com a mesma descrição. Por conseguinte, “parece haver um padrão, que indicia a probabilidade da existência de mais casos”.
Receiam “que possa estar em curso uma escalada de crimes homofóbicos” e acreditam que o aumento de tais práticas se “ligam diretamente ao aumento da intolerância na sociedade, ao discurso de ódio e à ausência da aceitação e da verdadeira inclusão”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.
Outubro 8, 2024
Inserido no Mês da Economia, que decorre em outubro em Guimarães, o município promoveu um jantar que que participaram representantes de empresas locais, universidades e associações empresariais, com foco na Inovação Colaborativa e na modernização dos modelos de negócio.