
Município apresentou as linhas orientadoras para o ano letivo 2020/2021
Na apresentação das linhas orientadoras para a reabertura das escolas, […]

Na apresentação das linhas orientadoras para a reabertura das escolas, que decorreu na tarde desta quinta-feira, 03 de setembro, na escola de S. Torcato, a vereadora da educação, Adelina Paula Pinto, focou a importância do ensino presencial, mesmo exigindo uma maior responsabilidade por parte de todos os intervenientes.

Várias medidas serão implementadas nas escolas, nomeadamente os horários desfasados, a divisão de alunos por grupos de turmas, a desinfeção de espaços, bem como a utilização das cantinas e bares.
Neste regresso às aulas em tempos de pandemia, a vereadora refletiu ainda sobre a importância da educação para a cidadania. “Se nós conseguirmos fazer esta educação para a cidadania nos nossos alunos, eles vão cumprir e vão fazer com que os pais, os avós, os tios, cumpram. Este será um trabalho muito grande e muito importante para ser feito pelas as escolas.”
De forma a garantir que as crianças e jovens passam apenas o “tempo necessário” nas escolas, foi referido que os pais terão de entregar o seu horário de trabalho.
“Guimarães tem sempre uma imensidão de projetos educativos que fomos achando que eram estimulantes e vamos continuar”, garantiu Adelina Pinto. Haverá um novo projeto, com o objetivo de melhorar os possíveis problemas causados pelo ensino à distância nos alunos do 1.º ano, a Plataforma Ensinar e Aprender Português. A ProChild, também um novo projeto educativo, vai rastrear, avaliar e intervir na saúde mental de todas as crianças e jovens dos três aos dez anos.
Sofia Ferreira, Vereadora dos Recursos Humanos, reforçou a importância da educação para a cidadania, sem esquecer o papel dos adultos, que “têm de dar o exemplo”.
Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, referiu ainda a importância da intervenção a nível dos transportes, mas garantiu que “a intervenção é complicada”.
Partilhar
PUBLICIDADE
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 26, 2023
Num total de 160 candidaturas ao financiamento do programa "Bairros Comerciais Digitais", Guimarães ficou na 95.ª posição, último lugar em que os candidatos estão aprovados, mas condicionados pela reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Setembro 26, 2023
A exigência da revogação resulta de uma proposta feita pelo CDU na Assembleia Municipal de Guimarães, que se realizou na sexta-feira passada, dia 22 de setembro.
Setembro 26, 2023
Este centro do Hospital Senhora da Oliveira teve a pontuação mais alta entre mais de 900 instituições.