MUNICÍPIO DE GUIMARÃES DEDICA O MÊS DE MARÇO À LEITURA E PONDERA UMA REQUALIFICAÇÃO À BIBLIOTECA MUNICIPAL

Esta manhã de quarta-feira, 27 de fevereiro, foi apresentado o programa para o mês de março, que o Município de Guimarães vai dedicar à leitura. Dentro da programação, destaque para a terceira edição do Húmus – Festival Literário de Guimarães, para a Semana Concelhia da Leitura e ainda para o 27.º aniversário da Biblioteca Municipal Raul Brandão.

A sessão de apresentação contou com a presença de Adelina Paula Pinto, vereadora da Cultura e da Educação, que mencionou uma possível requalificação da Biblioteca. “É necessário fazer obras nesta Biblioteca, para que seja melhorada. Não é fácil porque estamos em pleno centro histórico e estamos também a precisar de fazer obras aqui ao lado, nesta área toda. Aquilo que está a ser pensado é um projeto em que toda esta parte da rua seja repensada. Está tudo em cima da mesa”, referiu, acrescentando que esta possível intervenção não seria “pequena” nem “barata”, mas é necessária. “Temos magníficos edifícios para a maior parte dos nossos equipamentos que nos honramos de ter, temos tanto trabalho no livro e na leitura e não temos uma casa conducente com este nosso objetivo, apesar de estar num sítio privilegiado, de ter o público que tem e de continuar a fazer inveja a muitas bibliotecas”, referiu.

Relativamente à programação do mês dedicado à leitura, as atividades estendem-se entre os dias 07 e 15 de março.

No primeiro dia, há várias coisas a acontecer. Começa a terceira edição do festival Húmus, que celebra os 152 anos do nascimento Raul Brandão. É neste dia 07 que a Biblioteca Municipal celebra o 27.º aniversário, com a realização da iniciativa “A Minha Vida Dava Um Livro”, na Plataforma das Artes, apresentada por Fernando Alvim e com dez vimaranenses convidados.

Há ainda a entrega dos Prémios do Concurso Literário “Elogio a Sophia”, no auditório da Escola Secundária Francisco de Holanda, que marca o arranque da Semana Concelhia da Leitura, pelas escolas do concelho de Guimarães. Durante a semana, as escolas vão receber vários convidados, como Diogo Piçarra (dia 11 na Escola Secundária das Taipas e na Escola Secundária Martins Sarmento) e Jimmy P (dia 12 na Escola Secundária Francisco de Holanda e na Escola Secundária Santos Simões).

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?