Município de Guimarães e a AEP desafiam empresas da região com “espírito de mudança”

A AEP – Associação Empresarial de Portugal e a Câmara Municipal de Guimarães, no âmbito do projeto Desafios 5.0, lançaram um desafio às empresas da região para participarem na atividade Matchmaking, que acontecerá durante o mês de dezembro.

© Direitos Reservados

Dirigida a empresas com “espírito de mudança”, esta atividade do projeto Desafios 5.0 desafia as empresas a apoiarem novos projetos e ideias de empreendedores.

A atividade Matchmaking insere-se na Call for Needs, uma das ações centrais do Desafios 5.0, que tem como objetivo “despertar o interesse de empresas que queiram lançar desafios que possam ser resolvidos pelos empreendedores”, anuncia a nota enviada às redações.

Ainda segundo a organização desta iniciativa, o matchmaking vai proporcionar às empresas “a oportunidade de contactar com empreendedores e com stakeholders das áreas de negócios do desafio apresentado e estabelecer networking e sinergias com uma vasta comunidade de empreendedores e startups”.

As inscrições estão abertas em: https://desafios.aeportugal.pt/inscricoes-call-for-needs/

O Desafios 5.0 foi lançado pela AEP em novembro de 2021 para promover o espírito empresarial do norte e centro do país. O objetivo é consolidar um novo perfil empreendedor, apoiado em ideias inovadoras e criativas, que possam responder aos desafios sociais e societais associados ao novo paradigma de evolução da sociedade 5.0, tópico central do projeto.

O projeto aborda temas genéricos e transversais a toda a sociedade: saúde, alterações demográficas e bem-estar, segurança alimentar, agricultura e silvicultura sustentáveis, energia não poluente, transportes inteligentes e ecológicos, ação climática, ambiente e eficiência de recursos e matérias-primas.

Para promover a criação de ideias inovadoras e o empreendedorismo qualificado e criativo, o projeto Desafios 5.0 assenta em três ações centrais: Call For Ideas (captação de ideias em fase embrionária), Call For Acceleration (captação de ideias numa fase mais desenvolvida ou startups constituídas há menos de 2 anos) e Call For Needs (para empresas interessadas em lançar desafios que possam ser resolvidos pelos empreendedores).

No final, os 25 melhores projetos receberão apoio para consolidar o plano de negócios, viabilizar oportunidades de negócio, robustecer e potenciar a viabilização dos projetos apresentados. Aos seis melhores projetos serão atribuídos prémios (Speed Up) individuais, no valor de 5 mil euros.

O programa Desafios 5.0 é uma iniciativa da AEP financiada pelo COMPETE 2020, no âmbito do Portugal 2020 e com o apoio da União Europeia através do Fundo Social Europeu. Conta com o apoio de empresários, startups, administração pública, municípios e outras associações empresariais.

©2023 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?