Município faz balanço do mês de março em Guimarães

O mês de março assinalou a abertura ao trânsito do desnivelamento na rotunda de acesso à autoestrada, mas também a inauguração da variante de Silvares, um novo eixo viário entre as rotundas de Pinheiro Manso e Mouril, à qual se junta a mini variante que liga a rotunda do Reboto (São Martinho de Candoso) à rotunda de Mouril, também recentemente aberta ao público. 

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

“Obras tão bem conseguidas que ficaram tão bem!”, como afirma Domingos Bragança, Presidente do Município de Guimarães. Estas novas infraestruturas viárias desatam o nó da mobilidade em Silvares que permitirá um melhor desenvolvimento, bem como prosseguir outros projetos já previamente anunciados.

Com as vias já construídas, já está a projetar-se a continuação da Ecovia da cidade até ao Parque de Ardão em Silvares, ao rio Ave e à futura Ecovia do Ave. Assim, “a cidade abraçará o seu rio, que passa a ficar integrado na cidade de Guimarães”, como afirma a Câmara Municipal. O rio Ave fará parte da cidade pela mobilidade pedonal e ciclável.

Março é também o mês em que foi apresentada a Ecovia do Selho, que vai ligar mais 14 freguesias num trajeto igualmente ciclável e pedonal. Ao todo, Guimarães terá 51 quilómetros em ecovias para caminhar, correr e pedalar junto dos rios Ave e Selho. Os percursos vão unir-se na zona onde o rio Selho encontra o Ave, dando origem a um parque verde linear. 

Entre muitas outras iniciativas, o mês que agora termina foi também o mês em que foi aprovado um contrato-programa para a construção de um novo Centro de Saúde em Moreira de Cónegos.

A nível cultural, Guimarães apresentou uma nova plataforma que envolve a comunidade artística, onde estão envolvidos cerca de 150 profissionais das artes. A plataforma Em Guimarães é “a mais recente arma cultural de combate à pandemia”, com agenda cultural, um diretório de artistas, um mapa dos espaços culturais e uma galeria com mais de 40 espetáculos.

Neste mês ainda, começou a obra de requalificação da rua Padre António Caldas, uma estrada que liga o Largo da Mumadona à rotunda de acesso à Academia de Ginástica. 

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?