MUNICÍPIO PRETENDE ASSUMIR GESTÃO DAS ESTRADAS NACIONAIS

“Estou disponível para assumir, desde que não seja prejudicial para Guimarães do ponto de vista financeiro”

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Domingos Bragança garante projetos para a requalificação da EN 105 (Urgezes, Polvoreira, Nespereira, Conde, Moreira de Cónegos e Lordelo) e ainda a EN 101 (Fermentões, Ponte e Taipas).

Domingos Bragança pretende assumir a gestão das estradas nacionais em Guimarães, depois de o Governo ter definido que os municípios podem optar por essa gestão ou não, mas primeiro aguarda que seja esclarecido o envelope financeiro pela parte do Governo. “Estou disponível para assumir, desde que não seja prejudicial para Guimarães do ponto de vista financeiro”, ressalvou o Presidente da Autarquia, no final da reunião do executivo municipal, que decorreu esta manhã.

O Presidente da Câmara Municipal destacou o trabalho desenvolvido no âmbito da “mobilidade integrada”, resultante do Plano Municipal Urbano Sustentável (PMUS), contemplando ainda os modos suaves, a ligação às vilas e freguesias, e ainda o projeto de requalificação para as Estradas 105 e 101. “Perante a possibilidade da transferência de competências das Estradas Nacionais para os municípios isso possibilita à Câmara de Guimarães intervir”. Domingos Bragança já apresentou o projeto para a requalificação da Estrada 105, ligação desde a Estação de Caminhos de Ferros a Urgezes, Polvoreira, Nespereira, Conde, Moreira de Cónegos e Lordelo, assente nas prioridades da mobilidade, com possibilidade de alargamento da estrada, criação de vias pedonais e passeios, vias cicláveis e zonas de aparcamentos para os transportes públicos.

O mesmo acontece com a Estrada 101, na ligação de Fermentões, Ponte e Taipas. “A construção da via do Avepark permitirá descongestionar a Estrada 101 e assim poderemos transformar esta via numa via urbana, com passeios, pistas pedonais e cicláveis, e mobiliário urbano adequado”, salientou o Presidente da Câmara de Guimarães. “A via do Avepark será uma variante, atravessando Fermentões, Ponte e Taipas, servindo ainda as freguesias de Prazins Santa Eufémia, Prazins Santo Tirso e Barco. Vamos também ter em conta o percurso pedonal e percurso ciclável”, sublinhou.

Num processo com cariz de “urgente” está o desnivelamento do nó de Silvares, sob a responsabilidade da Infraestruturas de Portugal. É neste sentido que o Presidente da Câmara de Guimarães pretende assumir a gestão das estradas no concelho, a fim de proceder a aceleração dos processos. Ainda assim, Domingos Bragança salientou que a propósito do desnivelamento do Nó de Silvares “o projeto está a ser preparado para ser lançado a obra a concurso”, por indicação das Infraestruturas de Portugal, sob perspetiva da obra se realizar este ano de 2019.

No âmbito das alterações das estruturas viárias do concelho, o Presidente da Câmara anunciou a criação de “uma pequena variante” a passar por trás da Igreja de Silvares, fazendo a ligação ao Hospital Privado e ao Parque da Cidade Desportiva, assim como à zona de Ardão (Silvares), complementando a ligação da ecovia, e destacou ainda as estruturas intermodais de estacionamento, à imagem do projeto já anunciado para o Monte Cavalinho, junto à Estação de Caminho de Ferro. “Estamos já a trabalhar outra estação Intermodal, em frente à Universidade do Minho, através de uma estrutura viária que vai ligar às traseiras da PSP”, salientou.

Desta forma, Guimarães está a definir o futuro no âmbito da modalidade que assenta ainda no Plano da Mobilidade Urbana Sustentável. “Não é um documento obrigatório por lei, mas fiz questão de o apresentar para análise aos Vimaranenses tendo em conta o programa que apresentei a sufrágio quer em 2013 como em 2017, no sentido de governar o território de Guimarães com Todos e para Todos. Este Plano de Mobilidade tem a ver com isso, inserindo-se numa ambição maior com o desenvolvimento sustentável. Desejo que todos os Vimaranenses consultem este Plano no site do Município e apresentem os seus contributos. A discussão continua aberta”, referiu Domingos Bragança.

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