Música, futebol e solidariedade: Celebrar “o legado de Neno” como ele gostava
Os bilhetes para o encontro terão um custo de cinco euros.
“O legado de Neno” celebra-se a 10 de junho, dois anos depois da morte do antigo guarda redes e dirigente do Vitória. Com música e um jogo de futebol solidário, o dia será preenchido à maneira de Neno: em festa.
A partir das 14h00 de dia 10 de junho, haverá uma fan zone, no exterior do estádio, organizada pela Associação Vimaranense de Hotelaria que conta com a colaboração do músico vimaranense Dino Freitas. Pelas 16h30, já dentro do D. Afonso Henriques, haverá uma atuação de Zé Amaro, seguida da atuação dos Nicolinos.
O apito inicial do jogo solidário acontece às 17h00 e o intervalo traz consigo muita animação com Filipe Gonçalves, Ary Rafeiro, Luís Marvão e os Calema.
A equipa “Futebol Solidário”, reunida por Sandro Giovetti, traz ao estádio do rei Marco Costa, Jorge Andrade, Carlitos, Paulo Sérgio, Mano, Quaresma, Nuno Pinto, Meyong, Carlos Martins, Yannick Djaló, Sandro Mendes, Paulo Battista, João Santos, Rui Figueiredo, Nelson Ramos, Fradique (Calema), António (Calema), Madjer, Edinho, Balela, Paulo Catarino, Alan, Ary Rafeiro, Rúben da Cruz, Marco Airosa, Filipe Gonçalves e Silas.
Já da equipa “Legado de Neno” fazem parte Pedro Mendes, Flávio Meireles, Nuno Assis, Quim Berto, Rogério Matias, Palatsi, Ricardo Silva, Rui Ferreira, Tiago Targino, Dimas, Oceano, Alex, Barroso, Hugo Conceição, Armando Fitas, Tito, Laureta, Carvalho, Carlos Carneiro, Jorge Silva, Guel do It, Idalécio Rosa e duas jogadoras de futebol feminino. O treinador será Manuel Cajuda e o árbitro Cosme Machado.
Os bilhetes para o encontro terão um custo de cinco euros e ficarão disponíveis brevemente. As receitas revertem a favor do projeto aPalavra, da Cercigui e da Casa da Criança, associações apoiadas por Neno.
Para Armando Guimarães, vice presidente do Vitória, era óbvio que o clube tinha de ser um parceiro do evento e que o jogo tinha de acontecer no D. Afonso Henriques. “É a nossa casa e era a casa do Neno”, justificou.
Um evento na esperança que seja para continuar
“Algo muito bonito e marcante”. Foi assim que Ricardo Silva, da associação aPalavra, apresentou esta iniciativa. Com “muita gente que faz parte do nosso imaginário e verdadeiros ídolos”, o evento demonstra a “capacidade agregadora” de Neno. Será, espera, “um dia bonito, marcante, que fique na memória e que comece a fazer parte do calendário anual” da cidade.
Já o presidente da associação, Ricardo Martins, lembrou último dia em que esteve com Neno e mostrou a vontade de recordá-lo todos os anos. “No dia 29 de maio, há dois anos, esteve presente num evento que tivemos. Deixou umas palavras míticas que eu nunca as perdi. Passado uns dias, uma perda irreparável”, disse afirmando a ideia de realizar este jogo a cada 10 de junho. “A ideia é mesmo agregar os vimaranenses, os vitorianos, e todos aqueles que gostavam do Neno, uma figura ímpar na nossa sociedade de futebol e não só”, concluiu.
Também Nelson Felgueiras, vereador com o pelouro do Desporto, e porque “nunca é demais dizer isso”. lembrou Neno como “uma pessoa muito especial”. “Foi um atleta de eleição, com uma imagem e um legado muito forte no Vitória mas não só, disse reforçando a sua “dimensão humana”: “atrevo-me a dizer que muitas pessoas têm uma história da sua vida ou um momento em que o Neno esteve presente. Conseguiu tocar na vida de todas as pessoas que se cruzavam com ele, quanto mais não fosse por aquele sorriso contagiante, que era uma coisa incrível, mas também pelas causas sociais que abraçou”, destacou.
O apelo, por parte do município, foi assim feito: “que a energia que o Neno nos deu seja retribuída neste evento. Que ninguém fique em casa, que toda a gente perca um pouco do seu tempo e que vá ao estádio, que esteja na fan zone e que esteja a ver o jogo. Temos de retribuir e retribuir desta forma, através desta celebração do que foi o Neno, das suas causas sociais e solidárias, é o melhor testemunho do reconhecimento e da importância que o Neno teve para a nossa vida”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.
Outubro 8, 2024
Inserido no Mês da Economia, que decorre em outubro em Guimarães, o município promoveu um jantar que que participaram representantes de empresas locais, universidades e associações empresariais, com foco na Inovação Colaborativa e na modernização dos modelos de negócio.