MUSICADORIA ARRANCA COM OS PIONEIROS DO HIP-HOP ALTERNATIVO
Espera-se uma mescla sonora capaz de desafiar o ouvido mais apurado — há espaço para o hip-hop respirar, claro, mas o género musical conflui com a eletrónica, o metal, o shoegaze, a música experimental ou o jazz,

O Musicadoria está de volta e arranca às 23h00 desta sexta-feira com os Dälek, grupo que desafia as fronteiras do hip-hop.

Pela segunda vez, três promotoras vimaranenses voltam a ser as responsáveis pelo ciclo de curadoria musical que ganha forma no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor (CCVF).
O Musicadoria regressa esta sexta-feira e a proposta vem da Revolve, que escolheu o hip-hop alternativo dos pioneiros Dälek para dar início a mais um ciclo. O grupo foi formado há mais de 20 anos em Newark, no estado de Nova Jérsia, EUA, e junta o rapper e produtor MC Dälek e o produtor Mike Manteca, o responsável pelo que se ouve ao vivo.
E por que razão escolheu a Revolve trazê-los a Guimarães? “Porque gostamos deles”, diz Miguel Oliveira, co-fundador da promotora. Os Dälek já não vinham a Portugal há quinze anos.
Espera-se uma mescla sonora capaz de desafiar o ouvido mais apurado — há espaço para o hip-hop respirar, claro, mas o género musical conflui com a eletrónica, o metal, o shoegaze, a música experimental ou o jazz, ainda que a veia industrial da coisa seja bastante evidente nos registos dos Dälek desde o início. “São difíceis de categorizar”, começa por explicar o co-fundador da Revolve. “Quisemos trazer algo mais agressivo e disruptivo do que a primeira vez [Jibóia e Dada Garbeck], e as fundações do Vila Flor vão ser testadas”, brinca.
Na bagagem, os Dälek trazem sete álbuns e vários EP’s e remixes. Depois de um hiato entre 2010 e 2015, regressaram aos discos no ano seguinte com o aclamado “Asphalt for Eden”, seguindo-se-lhe “Endangered Philosophies” em 2017. Mas esperam-se visitas a outros registos igualmente marcantes, como “Gutter Tactics” (2009), “Absence” (2007) ou o já maturado “Negro Necro Nekros”, de 1998.
O Musicadoria tem mais dois concertos marcados: Black Bombaim e João Pais Filipe a 22 de novembro, pelos Banhos Velhos, e Michal Turtle (em estreia em Portugal) pela Capivara Azul, a 14 de dezembro. As entradas para o concerto dos Dälek têm o custo de cinco euros. O espetáculo arranca às 23h00.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 16, 2025
Na manhã deste sábado, 15 de março, foram inaugurados alguns dos trajetos da Ecovia do Ave, nomeadamente os percursos entre o Parque de Lazer de Barco e o Parque de Lazer das Taipas, numa extensão de 2,5 quilómetros, e em Brito, entre a Rua dos 8 Moinhos e um troço de 800 metros.
Março 16, 2025
Este domingo, às 20h30, o Moreirense recebe o Boavista. Uma partida que acaba por ser especial para Bacci, treinador do Moreirense, isto porque marca o reencontro com os axadrezados. Conhecer bem o adversário pode ser um ponto a favor do Moreirense.
Março 15, 2025
Os Conquistadores recebem neste domingo o Estrela da Amadora, pelas 20h30, no estádio D. Afonso Henriques.