MUSICADORIA ARRANCA COM OS PIONEIROS DO HIP-HOP ALTERNATIVO

O Musicadoria está de volta e arranca às 23h00 desta sexta-feira com os Dälek, grupo que desafia as fronteiras do hip-hop.

@Direitos Reservados

Pela segunda vez, três promotoras vimaranenses voltam a ser as responsáveis pelo ciclo de curadoria musical que ganha forma no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor (CCVF).

O Musicadoria regressa esta sexta-feira e a proposta vem da Revolve, que escolheu o hip-hop alternativo dos pioneiros Dälek para dar início a mais um ciclo. O grupo foi formado há mais de 20 anos em Newark, no estado de Nova Jérsia, EUA, e junta o rapper e produtor MC Dälek e o produtor Mike Manteca, o responsável pelo que se ouve ao vivo.

E por que razão escolheu a Revolve trazê-los a Guimarães? “Porque gostamos deles”, diz Miguel Oliveira, co-fundador da promotora. Os Dälek já não vinham a Portugal há quinze anos.

Espera-se uma mescla sonora capaz de desafiar o ouvido mais apurado — há espaço para o hip-hop respirar, claro, mas o género musical conflui com a eletrónica, o metal, o shoegaze, a música experimental ou o jazz, ainda que a veia industrial da coisa seja bastante evidente nos registos dos Dälek desde o início. “São difíceis de categorizar”, começa por explicar o co-fundador da Revolve. “Quisemos trazer algo mais agressivo e disruptivo do que a primeira vez [Jibóia e Dada Garbeck], e as fundações do Vila Flor vão ser testadas”, brinca.

Na bagagem, os Dälek trazem sete álbuns e vários EP’s e remixes. Depois de um hiato entre 2010 e 2015, regressaram aos discos no ano seguinte com o aclamado “Asphalt for Eden”, seguindo-se-lhe “Endangered Philosophies” em 2017. Mas esperam-se visitas a outros registos igualmente marcantes, como “Gutter Tactics” (2009), “Absence” (2007) ou o já maturado “Negro Necro Nekros”, de 1998.

O Musicadoria tem mais dois concertos marcados: Black Bombaim e João Pais Filipe a 22 de novembro, pelos Banhos Velhos, e Michal Turtle (em estreia em Portugal) pela Capivara Azul, a 14 de dezembro. As entradas para o concerto dos Dälek têm o custo de cinco euros. O espetáculo arranca às 23h00.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?