NO GUIMARÃES CHESS OPEN JOGA-SE XADREZ COM O MUNDO

Silêncio, que eles estão a jogar xadrez. O Guimarães Chess Open começou na quarta-feira e termina este domingo. Há mais de 200 atletas a competir — pelo prémio final ou só “por desporto”. 

Seis países, mais de 200 atletas. Na Escola Secundária Francisco de Holanda, o protagonista, desde a última quarta-feira, tem sido o xadrez. E também os muitos que afluíram a Guimarães, de outras partes do mundo, para jogar “por desporto” ou para lutar pelo prémio final do torneio, de três mil euros. O Guimarães Chess Open termina este domingo — ainda não se sabe bem quando, já que um jogo pode demorar “até cinco horas”, conta Joaquim Machado, da organização.

O evento arranca “o circuito nacional”, mas há outras nacionalidades presentes para além da portuguesa — de “russos a norte-americanos”. As partidas podem ser disputadas entre atletas da mesma faixa etária ou não: “Pode, como já aconteceu, um miúdo de 13 anos chegar aqui e limpar isto tudo”, refere Joaquim Machado. No Guimarães Chess Open, “o atleta mais velho tem 65 anos e o mais novo tem oito”. É um deporto que se joga “até morrer”, indica um dos organizadores do torneio. O torneio pode ser assistido gratuitamente, mas em silêncio: os atletas estão totalmente focados no jogo e não arriscam tirar os olhos do tabuleiro por qualquer distração.

A prova é organizada pelos Clubes de Xadrez (CX) João de Meira e Afonsino, pela Associação Juvenil Fórum Airão São João e pela secção de xadrez do Grupo Desportivo e Recreativo (GDR) Os Amigos de Urgeses, contando ainda com o apoio do Município de Guimarães. A primeira edição aconteceu em 2017, ano em que Luís Galego, 5.º no ranking mundial, venceu o Guimarães Chess Open. Dos 200 atletas, há seis Grandes Mestres (cuja pontuação da FIDE [Federação Internacional de Xadrez] é de 2500 pontos ou mais), para além de cinco Mestres Nacionais.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?