Noite Europeia dos Museus celebrada na Sociedade Martins Sarmento

A Sociedade Martins Sarmento assinala a Noite Europeia dos Museus, no dia 21 de maio, com a apresentação do restauro da réplica da Fonte do Ídolo, um modelo de gesso do monumento original existente em Braga, mandado executar por Francisco Martins Sarmento, em 1895, e que desde essa data está em exposição no claustro do Museu Arqueológico. O restauro da peça foi realizado sob coordenação de Susana Laínho em 2021/2022.

© Direitos Reservados

A Fonte do Ídolo era um santuário localizado na periferia da cidade de Bracara Augusta, hoje no centro de Braga, perto da confluência entre a avenida da Liberdade e a rua do Raio.

É uma antiga nascente natural, cuja água brotava através de uma rocha granítica, utilizada sazonalmente na Idade do Ferro para eventuais festividades ou celebrações. O santuário romano foi edificado nos finais do século I a. C. por um certo Celicus Fronto, tendo sido renovado pelos seus descendentes na segunda metade do século I d. C. O recinto integrava a rocha natural com esculturas em relevo e várias inscrições latinas, formando um frontão esculturado em frente do qual existia um tanque que recebia as águas da nascente. Foram ainda encontrados vestígios de um balneário que poderia fazer parte do mesmo conjunto.

O santuário era dedicado à deusa Nabia, associada às águas, fertilidade e abundância, bem como a outra divindade identificada como Tongus Nabiagus.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?