Noite Europeia dos Museus: Música, teatro e visitas guiadas no Museu Alberto Sampaio

“Museus, Sustentabilidade e Bem-estar” é o tema deste ano da Noite Europeia dos Museus.

museu-de-alberto-sampaio-Barra-+G-10-anos

“Museus, Sustentabilidade e Bem-estar” é o tema deste ano da Noite Europeia dos Museus, que se assinala este sábado, 13 de maio, e do Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio. No Museu Alberto Sampaio as datas serão celebradas com atividades pensadas para ir ao encontro da temática proposta pelo ICOM – Conselho Internacional dos Museus.

© Direitos Reservados

A programação de participação livre contempla visitas guiadas que vão incidir sobre diferentes temas, nomeadamente as relações entre Paisagem e Cultura, a presença de figuras animais nas coleções do museu e a questão do bem-estar em contexto museológico. Haverá ainda tempo para teatros de sombras relacionados com a temática em causa.

Na Noite dos Museus, as atividades decorrerão entre as 17h00 e as 23h00 e serão intercaladas por alguns momentos musicais ao som da harpa no claustro. O horário de funcionamento do Museu será, por isso, prolongado pelo fim da tarde e noite.

Pelas 17h00, destaque para o teatro de sombras “Lenda de Santa Margarida”, no qual é contada uma lenda ligada a Guimarães: a história de Santa Margarida que, para provar a sua fé, teve de derrotar um monstro terrível. Esta santa, protetora das grávidas, foi outrora venerada na Igreja de São Miguel ou de Santa Margarida, junto ao castelo.

Uma hora mais tarde terá lugar a visita guiada “Por estas árvores acima – um percurso pelas árvores do jardim e do claustro do Museu de Alberto Sampaio”. Com a ajuda do engenheiro florestal Manuel Fernandes, os visitantes ficarão a conhecer as árvores do jardim exterior e do claustro do museu: carvalho, oliveira e castanheiro. A partir da observação de aspetos morfológicos e ecológicos, será abordada a relação destes elementos arbóreos com a cultura e a paisagem, e, em particular, com a representação artística de motivos vegetais.

Pelas 19h00, em “Animais que falam!”, será possível descobrir o que “dizem” os animais que se podem encontrar nas peças e nos espaços do Museu de Alberto Sampaio.

Nesta visita guiada, a atenção será voltada para os elementos decorativos, os animais estão presentes na arquitetura, em brasões, em pinturas e esculturas, na talha e na ourivesaria. Inspiraram os artistas que os representaram em busca de embelezamento, mas, em muitas das peças, o seu significado vai muito além, já que os animais possuem um valor simbólico e comunicativo que importa reconhecer.

A última atividade do dia acontece pelas 21h30 com a “A Capela de S. Brás: um espaço, três funções (1419-2023)”. Com o historiador António José Oliveira a orientar a visita guiada, será abordada a história desta capela que serviu de sede à Confraria do Serviço de Santa Maria ao longo dos séculos XV e XVI e, com a fundação da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães em 1511, aí funcionou também a sede desta instituição até 1588.

Já no Dia Internacional dos Museus, a entrada no Museu é livre durante todo o dia, das 10h00 às 18h00.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES