“Globalmente está a correr tudo bem”, é esta a apreciação que o diretor do ACES do Alto Ave faz do processo de vacinação em Guimarães. Os “percalços menores” que têm acontecido, devem-se ao incumprimento do horário das convocatórias por parte de alguns utentes, por isso, Novais e Carvalho apela ao civismo dos cidadãos.

Na quarta-feira, dia 26, o Mais Guimarães noticiou um desacato na fila de acesso ao Centro de Vacinação, no Multiusos de Guimarães. A vacinação teve que ser interrompida e a PSP foi chamada para repor a ordem. O desacato teve origem no facto de haver utentes na fila com marcação para bastante mais tarde.
O desrespeito pelo horário causa acumulações, gera filas e aumenta o tempo de espera, acabando por incendiar os ânimos. Por isso, o diretor do ACES do Alto Ave apela ao cumprimento dos horários.
“Neste momento estamos a acabar as pessoas de 60 anos. Estamos a vacinar as pessoas de mais de 60 anos que tiveram infeção”, adianta Novais de Carvalho.
“Até já estamos a vacinar pessoas com menos de 60 anos, as que nos chegam pelas listagens do autoagendamento. Estamos agora a começar a fase de convocação local de pessoas dos 55 aos 59”, acrescenta Novais de Carvalho.
“Hoje [sexta-feira, dia 28 de maio], até às 13h00, foram vacinadas 985 pessoas”, ilustra o diretor do ACES do Alto Ave, sobre o bom desempenho da vacinação.