Novos apoios à economia devem ser revelados na sexta-feira, diz ministro da economia

De acordo com Siza Vieira, o Governo está a preparar-se para “alargar e reforçar” os apoios à economia. O ministro da Economia aponta o anúncio para sexta-feira, depois da aprovação esta quinta-feira no Conselho de Ministros.

Pedro Siza Vieira disse quarta-feira que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai decidir que apoios à economia haverá na fase de desconfinamento.

Será na reunião de Conselho de Ministros que o Executivo irá explicar o “desenho dos apoios” que está a preparar, o que também foi alvo de discussão entre os parceiros sociais. “Numa segunda parte da reunião discutimos medidas de apoio à economia que o Governo está a preparar-se para alargar e reforçar“, explicou o ministro da Economia.

“Aquilo que tivemos oportunidade de partilhar com os parceiros é que sabemos que este confinamento teve uma duração relativamente longa e por isso sentimos a necessidade de reforçar os apoios, seja os apoios ao emprego seja os apoios a outros custos que as empresas têm e também medidas de caráter fiscal no sentido de alívio da tesouraria”, explicou Siza Vieira.

O ministro da Economia revelou ainda que os parceiros sociais convergiram na necessidade de o processo de desconfinamento ser iniciado “o mais rapidamente possível”, perspetivando uma “escala de gestão” num nível territorial “mais restrito do que a escala nacional”, isto é, por regiões ou concelhos.

Esta opção por uma gestão mais fina por níveis de risco poderá levar a mais retrocessos, admitiu Siza Vieira, argumentando que como há variantes mais contagiosas é preciso “maior prudência” no desconfinamento para evitar demasiados “avanços e recuos”.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?