“O CARNAVAL DE PEVIDÉM É GENUÍNO, É NOSSO”

Está a aproximar-se um dia muito especial para a vila de Pevidém. O Carnaval em S. Jorge de Selho realiza-se na próxima terça-feira e a Associação “Sol do Miral”, vulgarmente conhecida como Teatro da Coelima, está a fazer os preparativos para o grande dia desde agosto.

A associação abriu esta tarde as portas à comunicação social, para mostrar como decorre o processo de preparação dos carros alegóricos. Rui Fernandes, diretor do Teatro da Coelima, explicou ao Mais Guimarães que a sua equipa tem estado desde novembro a trabalhar intensamente nos preparativos. “Começamos em finais de agosto e fomos trabalhando aos fins-de-semana. Agora, estamos a trabalhar mais intensamente desde novembro. As coisas estão a ficar preparadas, temos uma equipa fantástica”, referiu.

Há uma equipa fixa de dez elementos, mas sendo um trabalho voluntário, há sempre mais pessoas a ajudar. “Há sempre amigos que aparecem para ajudar e para manter esta tradição”, apontou o diretor.

Para a edição de 2019, há seis carros alegóricos. “Há o carro da vila de Pevidém, que é sempre um carro dedicado à nossa vila. Este ano recriamos a rua da Saudade, do cemitério de Pevidém. Temos um carro dedicado à criança, que este ano é alusivo à comemoração dos 90 anos do Popeye. Temos ainda um carro dedicado ao ciclismo, vamos fazer uma homenagem a esses tempos áureos. Segue-se também um carro dedicado às ciências ocultas e depois claro, o carro elegante da Rainha do Carnaval e o último é o carro do Entrudo, que dá origem a tudo isto. É o símbolo da festa, é o queimar dos maus olhados”, esclareceu Rui Fernandes.

Relativamente ao facto de estarem a preparar um dos desfiles mais emblemáticos de Guimarães, Rui Fernandes referiu que a associação tem “essa consciência” e que tem trabalhado essencialmente para um objetivo: “para que o Carnaval mantenha essa autenticidade”. “Temos cinco grupos de bombos contratados, ou seja vamos ter o som dos bombos, dos tambores, do que é nosso. E depois é um Carnaval inclusivo, e é isso que marca a diferença. São as pessoas que se preparam para vir ao Carnaval de Pevidém. Recebemos muitas a chamadas a perguntar como podem participar. Acho que no concelho é um orgulho participar no Carnaval de Pevidém. O nosso Carnaval é mais pensado para quem participa do que para quem quer ver. As pessoas que vão nos carros são da nossa terra e queremos manter essa identidade. Não contratamos ninguém de fora. O Carnaval de Pevidém é genuíno, é nosso. É preparado para toda a gente, desde o mascarado mais bonito ao mais feio”, disse.

Sobre a meteorologia para terça-feira, não há grande preocupação. “Faça chuva ou faça sol, o Carnaval sai para a rua”, concluiu. O desfile de Carnaval de Pevidém está agendado para a próxima terça-feira, pelas 15h00.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?