O DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

Todos os anos, a 27 de janeiro, é celebrado o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

Este é um dia que deve ser lembrado por todos, em nome dos milhões de vítimas provocadas pelo genocídio da Alemanha nazi sobre os judeus, ciganos, homossexuais, entre outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial. Nele decorrem cerimónias de homenagem a pessoas falecidas no Holocausto e o Secretário Geral da ONU transmite uma mensagem especial, entre outras iniciativas.

A data de 27 de janeiro foi escolhida para a celebração deste dia por possuir um significado especial: foi a 27 de janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi (Auschwitz) pelas tropas da União Soviética.

O dia mundial da memória do Holocausto foi criado por ação da Assembleia Geral das Nações Unidas, pela Resolução 60/7, de 1 de dezembro de 2005.

No palco do horror da Segunda Guerra Mundial pode ainda ser visto a câmara de gás, o crematório, o paredão, os pertences tirados dos prisioneiros, os trilhos do trem que os conduzia para a morte. Tudo continua em Auschwitz e Birkenau.

No portão de entrada do antigo campo de concentração de Auschwitz I, é visível a frase “Arbeit Macht Frei” (‘Trabalho traz liberdade’ ou ‘O Trabalho Liberta’) em letras de ferro fundido, mostrando o lado irónico daquele que foi o maior extermínio em toda a História da Humanidade. Judeus, ciganos, homossexuais, intelectuais e opositores ao regime nazista, homens, mulheres e crianças, foram exterminados aos milhares. As linhas de comboio traduzem a chegada ao campo de arame farpado, onde os judeus eram divididos em dois grupos. Os mais saudáveis eram submetidos a trabalhos forçados e os mais debilitados eram conduzidos para as câmaras de gás.

Auschwitz foi inicialmente construído em 1939 para abrigar prisioneiros poloneses, mas por volta de 1941 tornou-se o principal campo de assassinatos em massa do nazismo. Cerca de 1,6 milhão de pessoas foram mortas.

Fotos: DR

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?