“O Verão é Jazz” está de regresso e quer captar talentos para a reabertura da Escola de Jazz

No fim de semana de 16 e 17 de julho, “O Verão é Jazz” volta a trazer à cidade berço os talentos do jazz.

verão é jazz com barra

No fim de semana de 16 e 17 de julho, “O Verão é Jazz” volta a trazer à cidade berço os talentos do jazz, contando com a colaboração de Mário Laginha, Rita Maria, João Mortágua, Mário Costa, Carl Minnemann, Eurico Costa e Paulo Barros.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

O Convívio é o espaço que vai acolher o evento, que promete agitar a cidade com várias iniciativas desde workshops, jam session, residência artística e criação de um concerto.

Ao Mais Guimarães, Carlos Jordão, presidente da Associação Convívio, explica que esta edição do festival, que “se está a impor na cidade”, fica também marcada também pela reabertura da Escola de Jazz, a partir do mês de setembro, funcionando assim como um chamariz para novos alunos. A direção da escola caberá a Paulo Barros.

Com a atividade da Escola de Jazz parada há mais de cinco anos, este regresso mostra-se importante por vários motivos. Além da escola ter sido sempre “uma bandeira da Associação Convívio”, “não há muitas cidades que se possam orgulhar de ter uma escola de jazz” e a associação quer fazer renascer essa paixão pela música. “Estamos ligados ao International Jazz Day e já somos reconhecidos como uma cidade do jazz. É muito importante mantermos este reconhecimento”, acrescentou o presidente da Associação Convívio. Outro dos objetivos a implementar é uma jam de jazz às quintas-feiras.

Festival quer despertar comunidade para o jazz

No primeiro dia de “O Verão é Jazz”, no palco do bar do Convívio, haverá um workshop gratuito de improvisação musical com Mário Laginha, Rita Maria, João Mortágua, Mário Costa, Carl Minnemann, Eurico Costa e Paulo Barros, pelas 21h30. Os artistas serão também chamados a conversar e a debater a importância do ensino de música jazz. Dirigido à comunidade local, com particular foco nos jovens artistas em início de carreira, o workshop termina com uma jam session, oferecendo palco “a todos aqueles que se queiram juntar”.


“O Verão é Jazz” encerra num concerto criado em residência artística ao longo do fim de semana. Os artistas convidados apresentam-se num espetáculo com produção e direção artística de Hélder Costa. Pretende-se ainda desafiar um dos músicos que se tenha juntado à jam session a participar neste concerto. No dia 17 de julho, às 19h00, “todos os caminhos vão dar ao Largo da Misericórdia, em Guimarães, para assistir a um concerto inédito”, apela a Associação Convívio.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES