CarClasse
CarClasse
Obras na Escola de São Torcato podem arrancar já no início do próximo ano

“Vamos ter uma obra que orgulhará os torcatenses, a comunidade educativa e todos os vimaranenses”, finalizou o edil.

Escola São Torcato

Foi aprovada por unanimidade, na reunião do executivo municipal desta segunda-feira, 6 de junho, a abertura de processo concursal para a requalificação da EB 2,3 de São Torcato, com um preço base de 4.835.471 euros.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Existe ainda a possibilidade do preço das propostas poderem subir 20% relativamente ao preço base, “permitindo ao município fazer face a previstos que possam surgir e aproximar-se do mercado para adjudicar esta empreitada de elevada importância para a edilidade e a cidade, reduzindo o risco de novamente ser confrontado com um procedimento deserto”.

Bruno Fernandes, vereador da coligação Juntos por Guimarães (JpG) classifica a Escola de São Torcato como “uma estrutura basilar para o desenvolvimento da educação no nosso concelho” e que “carece de uma intervenção profunda há mais de dez anos”.

“Em vários momentos fomos criticando o município por não ser capaz de responder a esta necessidade da comunidade escolar”, alertou Bruno Fernandes, acrescentando que “a câmara não pode demorar tanto tempo a fazer investimentos urgentes e tão importantes como este”. O social-democrata destacou ainda “o empenhamento da comunidade de São Torcato e da junta de freguesia que ao longos dos anos tem feito “pressão” junto do município para que não abandonasse este projeto”.

“A escola tem um trabalho extraordinário do ponto de vista pedagógico, mas não teve em complementaridade as condições que devia ter”, vincou Bruno Fernandes em declarações aos jornalistas.

Domingos Bragança endereçou um pedido de desculpa aos torcatenses e à comunidade educativa de São Torcato “por ter comunicado mal”. O autarca esclareceu que “sempre quis uma melhor escola, uma obra com outra dimensão e com outro valor, e não apenas uma pequena reparação como estava previsto em 2015/2016”.

“Alterei completamente o projeto e isso atrasou a obra. Sempre quis uma melhor escola para São Torcato. Os torcatenses só perceberam que eu quis atrasar a obra, mas não”, acrescentou, reiterando que “não há dinheiro para tudo” e que “foram feitas outras obras, mas essa não foi a razão do atraso”.

Do ponto de vista da energia, a obra vai permitir poupar 30% relativamente ao projeto anterior. A vontade de Domingos Bragança é que a obra possa arrancar no início do próximo ano.

“Vamos ter uma obra que orgulhará os torcatenses, a comunidade educativa e todos os vimaranenses”, finalizou o edil.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES