Open Call convida todos os artistas para a 6.ª edição da Contextile

A Open Call convida todos os artistas, nacionais e internacionais a apresentarem trabalhos a concurso para a Exposição Internacional integrada na programação da 6.ª edição da Contextile, que decorre de 3 de setembro a 30 de outubro do próximo ano, em Guimarães.

contextile-barra

A 6ª edição da Contextile – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea marca os 10 anos de existência da bienal, evocando também os 10 anos de celebração de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, que projetou a Contextile como referência internacional no âmbito da arte têxtil contemporânea.

Aí está a primeira chamada para a Contextile 2022 – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea. A Open Call convida todos os artistas, nacionais e internacionais a apresentarem trabalhos a concurso para a Exposição Internacional integrada na programação da 6.ª edição da Contextile, que decorre de 3 de setembro a 30 de outubro do próximo ano, em Guimarães.

Um júri internacional composto por Lala de Dios (curadora e professora de têxtil), Janis Jefferies (professora de artes visuais e curadora), Monika Grasiené-Zaltê (artista têxtil e curadora), Orenzio Santi (professor e artista têxtil) e Cláudia Melo (diretora artística da Contextile 2022) vão selecionar 50 obras de 50 artistas, bem como duas obras para implementação em espaço exterior.

O júri atribuirá ainda um Prémio de Aquisição no valor de seis mil euros, da mesma forma que concederá as Menções Honrosas. Das 50 obras da Exposição Internacional poderão ser também selecionadas obras para prémio de Aquisição ATP e prémio de Aquisição ASM, ambos no valor de 2.500 euros.

A Contextile é um acontecimento cultural e artístico que transforma a cidade de Guimarães e a região do Vale do Ave no epicentro de um processo de interação e ligação entre artistas, criadores, comunidade, indústria e território, contribuindo assim para os processos de reforço da identidade do lugar, incentivo à criatividade, inovação e valorização da cultura têxtil.

À semelhança das anteriores edições, a Contextile 2022 tem a parceria e o apoio do Município de Guimarães, da Direção-Geral das Artes e da indústria têxtil, o que conjugado com a crescente adesão da comunidade artística nacional e internacional projeta esta Bienal de Arte Têxtil Contemporânea como uma nova centralidade do que de melhor se faz na arte têxtil à escala global e um lugar de encontro e debate em torno da arte têxtil contemporânea.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES