Os mais novos podem Curtir Ciência este verão

O programa de verão do Curtir Ciência oferece dez oficinas científicasum cartaz divertido e educativo para crianças dos 6 aos 12 anos. 

A 12 de julho, a oficina chama-se Ciência do Jogo, um incursão ao universo dos jogos matemáticos e às suas regras e estratégias. Inclui a oferta a cada participante de um pequeno “Cubo-Soma” produzido nas impressoras 3D do Curtir Ciência. No dia seguinte, Aqui Vai Ovo!, uma atividade com forte componente de imaginação em torno da Física. O desafio é construir uma cápsula para preservar um ovo que será lançado do varandim do Curtir Ciência, explorando as leis de Newton.

Na quarta feira, através dA Viagem da Evolução, as crianças vão perceber como ocorre a evolução nos seres vivos com um jogo que explora a teoria de evolução por seleção natural, proposta pelo naturalista Charles Darwin. No final os participantes recebem um jogo de tabuleiro original. Mini-Chefs é a atividade de dia 15. Sobre cozinha molecular, esta é uma oficina para Curtir Ciência e gastronomia, com confeção e degustação de várias receitas.

A primeira semana termina na sexta-feira com A Vida no Charco, atividade que inclui a observação de anfíbios e macroinvertebrados e identificação de características essências para a sua preservação.

Super Slime é a atividade com que inicia a segunda semana de oficinas, a 19 de julho. Nesta oficina, a teoria surge lado a lado com a prática: uma corrida de líquidos e a criação de um slime são algumas das atividades incluídas.

A 20 de julho, os participantes ficarão a saber mais sobre Cianotipia, o processo usado a partir do século XIX para reproduzir fotografias e cópias de projetos. No dia seguinte, aprofundam-se as cores, com a oficina Química das Cores, que inclui a produção de tintas naturais para usar na criação de pinturas.

À Descoberta da Célula marca a quinta feira, incentivando uma abordagem prática, com especial ênfase na constituição e utilização de microscópio ótico.

As duas semanas de atividades terminam a 23 de julho, com Curtir Robótica, oficina na qual os participantes podem montar e experimentar robôs em Lego e visitar a sala de robótica do Curtir Ciência.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?