OS SONS DA GUITARRA FLAMENCA VÃO ENCERRAR A 6.ª EDIÇÃO DO FIGG
O festival explorou várias latitudes e tradições guitarristícas.
A subida de David Carmona ao palco do Centro Cultural Vila Flor vai colocar um ponto final na 6.ª edição do festival.
Pelo sexto ano consecutivo, o Festival Internacional de Guitarra de Guimarães (FIGG) ocupou a quadra natalícia vimaranense. Este ano, o festival contou com 10 concertos, masterclasses e um concurso para músicos emergentes. A sexta edição começou no passado sábado, dia 21, e termina amanhã, 29 de Dezembro.
Neste domingo, a subida de David Carmona ao palco do Centro Cultural Vila Flor vai colocar um ponto final na 6.ª edição do festival. O festival explorou várias latitudes e tradições guitarristícas, mas será com sons andaluzes do guitarrista David Carmona que se despede da cidade. Há vários anos que o autor do disco Un sueño de locura – que irá apresentar – acompanha Manolo Sanlúcar , um dos mestres do som flamenco no papel de segundo guitarrista. O músico subirá ao palco às 21h30 para exibir os conceitos que assimilou em todos os aspetos do flamenco, da guitarra e da música em geral com Manolo Sanlúcar.
Mas nem só de concertos se faz o FIGG – embora haja muitos para ver neste fim-de-semana. O programa inclui masterclasses, workshops ou Conferências . O festival tem como principais objetivos reforçar a vertente da guitarra clássica no panorama musical, quer no contexto pedagógico e formativo, quer no do espectáculo, visando potenciar uma nova atitude de aproximação à guitarra clássica, ainda pouco divulgada enquanto instrumento solista.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 14, 2024
A exemplo dos anos anteriores, Osmusiké - Associação Musical e Artística do Centro de Formação Francisco de Holanda - organizou no passado, dia 12 de outubro, mais uma edição dos “Sons de Outono” no grande auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Via Flor.
Outubro 14, 2024
Teste, que se realiza entre os dias 17 e 19 de outubro, procura avaliar o impacto dos projetos de qualificação e regeneração, em fase de conclusão da Alameda S. Dâmaso (norte), Largo do Toural (nascente), Rua de Santo António e Av. D. João IV, com incidência na mobilidade viária.
Outubro 14, 2024
O médico vimaranense Hélder Pereira foi eleito presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva (SPAT),durante o congresso que decorreu em Viana do Castelo.