OTIM ALPHA TRAZ A FESTA DA MÚSICA UGANDESA AO CIAJG

O “senhor e dono dos ritmos tradicionais do Uganda” transformará a black box do Centro Internacional das Artes José Guimarães (CIAJG). Quem o garante é Samuel Silva, da associação cultural vimaranense Capivara Azul. O convite está lançado para quem quiser conhecer a música ugandesa — que tem tido “uma produção muito interessante”, garante Samuel — e, claro, para aqueles que gostam de uma boa festa. Otim Alpha atua este sábado às 21h30, fazendo parte do Ciclo Terra, um evento repartido em três concertos e com datas distintas da Capivara Azul. 

Se o arranque do Ciclo Terra, com Aline Frazão, permitiu uma “diversidade de público”, atraindo também “a comunidade africana da região, que respondeu muito bem à proposta”, o segundo concerto promete euforia.

É que Otim Alpha, veterano da década de 1980 e referência, na região de Acholi, na animação de casamentos, cruzará o ritmo tradicional com a eletrónica. E uma união destas, como já se tem vindo a testemunhar, dá azo a danças frenéticas, corpos suados e sorrisos no rosto. Como se não bastasse, o músico ugandês apresentará novas músicas.

Para Samuel Silva, “não há muita difusão de música do mundo por cá”. E isso justificou a aposta da Capivara Azul no Ciclo Terra. “Foi algo por que lutamos assim que começamos a programar. Hoje, há mais interesse em conhecer o que é feito fora do circuito Europa e Estados Unidos.” E fazer com que novos (ou desconhecidos) ritmos se ouçam em Guimarães também tem uma responsabilidade social: “Com esta ascensão de discursos extremistas e nacionalistas, procura-se contribuir para o reconhecimento e capacidade de diálogo”, explica o membro da associação cultural.

Para além disso, “a programação vai ao encontro do que se tem vindo a fazer no CIAJG”, acrescenta. As entradas para Otim Alpha têm o custo de sete euros. Quem tiver bilhete pode visitar gratuitamente, no mesmo dia, as exposições do CIAJG.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?