Paço dos Duques mais acessível na internet

O site do Paço dos Duques de Bragança está, a partir de abril, dotado de uma solução de leitura de tela, um software utilizado principalmente por pessoas invisuais, que fornece informações através de síntese de voz sobre os elementos exibidos na tela do computador.

A integração ocorre na sequência de um projeto da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), assegurando a acessibilidade dos sites a pessoas com necessidades especiais, cumprindo o disposto no Decreto-Lei n.º 83/2018, o qual define os requisitos de acessibilidade dos sítios web e das aplicações móveis de organismos públicos, transpondo a Diretiva (UE) 2016/2102.

A comunicação digital tem sido reforçada, como forma de contato privilegiado com os visitantes, estimulando as visitas aos sites e redes sociais dos museus e monumentos afetos a esta entidade.

O leitor de tela é um software utilizado principalmente por pessoas invisuais, que fornece informações através de síntese de voz sobre os elementos exibidos na tela do computador. O leitor de tela também pode transformar o conteúdo em informação tátil, exibida dinamicamente em Braille por um hardware chamado de linha ou display Braille, servindo, em especial, a usuários com surdo-cegueira. Pessoas com baixa visão e pessoas com dislexia podem, igualmente, fazer uso dos leitores de tela.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?