Padre suspeito de abusos em Guimarães proibido de celebrar missa

No passado dia 3 de março, a Comissão Independente para […]

terço-igreja-Barra-+G-10-anos

No passado dia 3 de março, a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal, cujo relatório final foi apresentado publicamente no dia 13 de fevereiro, entregou ao Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, em envelope fechado, uma lista com os nomes de alegados abusadores, referidos nos testemunhos recolhidos.

© Direitos Reservados

Aquela lista contém oito nomes e, depois de uma averiguação inicial, foi possível concluir que três dos nomes referenciados correspondem a sacerdotes já falecidos, um dos nomes “não corresponde a nenhum sacerdote da Arquidiocese de Braga, nem se encontra nos arquivos da Arquidiocese qualquer referência a seu respeito”, um dos nomes diz respeito a um sacerdote que “foi alvo de um processo civil, tendo sido absolvido”, uum nome corresponde a um sacerdote que “foi alvo de um processo canónico por abuso sexual de menores já concluído e que resultou na aplicação de medidas disciplinares em vigor”, um outro nome corresponde a um agente pastoral, que por falta de elementos de identificação não foi ainda possível identificar, estando em curso diligências nesse sentido, e um último nome diz respeito a um sacerdote que, “depois de um diálogo com o Senhor Arcebispo, foi afastado preventivamente do exercício público do ministério sacerdotal”.

O jornal Sol adianta que será proibido de celebrar missa um sacerdote de Guimarães, que ainda está no ativo. A denúncia terá sido feita por uma mãe, em 2019, à arquidiocese de Braga, sendo referente aos seus filhos menores.

Já o outro caso é de Famalicão, trata-se de Fernando Sousa e Silva, ex-cónego de Joane, “que, durante décadas, terá abusado de dezenas de crianças no confessionário”. De acordo com este jornal, “estes abusos estão a ser denunciados, pelo menos, desde 2003, mas D. Jorge Ortiga, que foi arcebispo de Braga entre 1999 e 2021, ignorou os alertas”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES