“PALADÁRIO” DE LILIANA DUARTE APRESENTADO ESTE SÁBADO NA CASA DA MEMÓRIA
Pelas 17h00.

casa-da-memoria
Este sábado, dia 02 de março, às 17h00, Liliana Duarte é a protagonista da visita orientada, na mesma altura em que é lançado o livro “Paladário”, da sua autoria, uma publicação editada pela Casa da Memória.

Do alecrim ao calondro, passando pelo milho e pela nêspera, “Paladário” é uma publicação da Casa da Memória de Guimarães que reúne os produtos que preenchem a memória gastronómica dos vimaranenses. O lançamento do livro será o mote para o Guia de Visita de março, pela mão da autora, Liliana Duarte, educadora social e responsável pelo restaurante Cor de Tangerina.
No primeiro sábado de cada mês, a exposição permanente da Casa da Memória de Guimarães muda. Ou melhor: tudo fica no mesmo lugar, mas há um novo olhar, o de cada convidado do Guia de Visita, a apontar o caminho dos visitantes. Hoje, às 17h00, Liliana Duarte é a protagonista desta visita orientada, na mesma altura em que é lançado o livro “Paladário”, da sua autoria, uma publicação editada pela Casa da Memória.
O paladar, em conjunto com os demais sentidos, é um dos recursos da memória, enquanto faculdade biológica, que nos assiste na relação com o que nos rodeia. Um dos objetivos da Casa da Memória de Guimarães é que o seu programa seja capaz de estimular novas leituras e abordagens à construção da memória do território e das pessoas que o habitam. Isto só pode ser concretizado se o trabalho for desenvolvido com as comunidades locais, através do seu envolvimento e da sua participação ativa em processos de recolha, registo e mediação.
Segundo Catarina Pereira, Diretora da Casa da Memória “Liliana Duarte trouxe-nos histórias estimuladas pela memória sensitiva, registou alimentos em uso, resgatou os que o tempo foi diluindo na memória individual e coletiva, e deu-lhes forma neste seu Paladário”. Com esta publicação, a Casa da Memória procura contribuir para um melhor conhecimento do património alimentar de Guimarães, acreditando que o conteúdo que agora se divulga possa influenciar novos hábitos gastronómicos na vivência contemporânea.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Novembro 13, 2025
Estão em fase final os preparativos para o arranque das obras de reparação da cobertura e dos paramentos exteriores da Igreja do Mosteiro de Santa Marinha da Costa, em Guimarães.
Novembro 13, 2025
O Lar de Santa Estefânia, uma das instituições mais emblemáticas de Guimarães, está a participar na edição deste ano da campanha “Bairro Feliz” do Pingo Doce, com um projeto dedicado às crianças do seu jardim infantil. A votação decorre até sexta-feira, 14 de novembro, na loja do Pingo Doce da Alameda Alfredo Pimenta, junto aos Bombeiros Voluntários de Guimarães.
Novembro 13, 2025
A paixão pela montanha, o desafio e o espírito comunitário regressam no próximo dia 23 de novembro ao Vale de São Torcato, em Guimarães, para a realização do 6.º Trail Vila de São Torcato, uma prova que se afirma, ano após ano, como uma das mais emblemáticas do calendário desportivo regional.
Novembro 13, 2025
A Taça da Liga Feminina chega pela primeira vez a Guimarães, com o Vitória SC a receber o CS Marítimo no próximo domingo, 16 de novembro, às 11h00, no Campo 5 da Academia vitoriana, em jogo a contar para a 2.ª jornada da competição.
Novembro 13, 2025
Guimarães, em conjunto com Porto e Lisboa, participa num projeto inovador, City4Climate – Digital Twins for Climate Action, que tem como missão melhorar a qualidade de vida no ambiente urbano.
Novembro 13, 2025
No coração histórico de Guimarães, entre as fachadas elegantes do Largo Condessa do Juncal, há um espaço onde o tempo desacelera e o cuidado ganha forma. É o refúgio criado por Valentyna Ivanchuk, terapeuta e empreendedora ucraniana que celebra nove anos dedicados à saúde, à beleza e ao bem-estar.





