Bombeiros: PAN considera que “os sucessivos governos têm ignorado problemas”
O cabeça de lista do PAN, Pessoas-Animais-Natureza, pelo círculo eleitoral de Braga, Rafael Pinto, visitou esta semana o quartel dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.
O cabeça de lista do PAN, Pessoas-Animais-Natureza, pelo círculo eleitoral de Braga, Rafael Pinto, visitou esta semana o quartel dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.
Com a presença de Rui Rocha, porta-voz da concelhia de Guimarães, o objetivo da visita passou por “conhecer com maior proximidade o trabalho dos bombeiros no concelho e no distrito, mas também as dificuldades que as corporações sentem na sua atividade”, afirma o número cinco da lista do PAN.
Para o cabeça de lista, Rafael Pinto, “foram abordadas injustiças graves que perduram, como a idade a partir da qual os bombeiros podem receber uma reforma” que para o candidato “se deve baixar para os 65 anos”.
O PAN alerta que “por regra, os bombeiros apenas podem prestar serviços até aos 65 anos, mas apenas atingem a idade da reforma aos 66 anos e sete meses, fazendo com que as corporações de bombeiros tenham que assegurar os salários durante o período restante”.
Também a necessidade de cativar mais voluntários foi discutida com os bombeiros a pedirem mais benefícios que incentivem a participação na atividade. “Outro dos problemas que nos é frequentemente denunciado é a baixa compensação pelos serviços que os bombeiros prestam ao INEM que faz com que as corporações tenham muitas vezes prejuízo e tenham que recorrer a verbas próprias”, afirma o candidato rematando que “os sucessivos governos têm ignorado estes problemas que se arrastam no tempo causando entraves ao exercício de uma atividade que é essencial para a população e para a defesa da natureza através do combate aos incêndios”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 12, 2024
A associação "Um Pensamento, Uma Palavra, Uma Atitude" organiza um concerto solidário este sábado, dia 12 de outubro, na Basílica de São Pedro, no Largo do Toural.
Outubro 12, 2024
O Relatório e Contas do Vitória deu a conhecer o exercício financeiro do clube, que terminou a temporada 2023/2024 com um resultado negativo de 14,7 milhões de euros.
Outubro 12, 2024
Cerca de seis mil escuteiros do distrito de Braga celebram a abertura oficial do ano escutista este sábado, dia 12 de outubro, no Pavilhão Multiusos de Guimarães.