PAN recomenda ao Governo uma ecovia que ligue a nascente à foz do rio Ave

O grupo parlamentar do PAN submeteu esta quinta-feira, dia 20, um projeto de resolução com vista à criação de uma Ecovia do Ave, uma via pedestre e ciclável que ligue a nascente até à foz do rio Ave.

Foto: DR

Segundo a nota enviada às redações por aquele grupo parlamentar, relacionada com esta “recomendação ao Governo” há “já várias as iniciativas que instam as entidades locais a promover uma maior aproximação e envolvimento da comunidade dos vários municípios, associações e movimentos naquilo que se considera essencial para uma melhor qualidade de vida das populações locais e na preservação e recuperação, quer dos rios, quer das suas margens”.

Para o PAN, “uma ecovia permitirá, igualmente, uma resposta alternativa e mais respeitadora do meio ambiente na circulação entre concelhos, melhorando as condições e oportunidades de movimentação dos munícipes”. Consegue-se, do mesmo modo, “valorizar a paisagem, dinamizar as economias locais e potenciar benefícios sociais e ambientais para a região”. Paralelamente, entende-se que “estes projetos combatem a desertificação das zonas interiores e rurais, com o potencial de atratividade que lhe estaria associada e devolvendo a vida a estas zonas territoriais”. 

Foto: DR

Para o Partido Pessoas Animais Natureza, a criação de uma ecovia com o envolvimento das populações pode “potenciar e promover uma efetiva e eficaz monitorização do rio Ave, detetando precocemente e até prevenindo eventuais focos de poluição”.  Paralelamente, o projeto apresentado prevê a criação de uma “comissão permanente que envolva os municípios abrangidos pelo Rio Ave e seus afluentes, mas também especialistas, associações, movimentos ambientalistas e sociedade civil, de forma a atualizar objetivos e monitorizar o trabalho conjunto a ser desenvolvido” para a despoluição e revitalização da Bacia Hidrográfica do Ave.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?