Papa Francisco nomeia D. José Cordeiro novo Arcebispo de Braga

D. Manuel José Garcia Cordeiro substitui D. Jorge Ortiga, que esteve nessas funções durante os últimos 22 anos.

Arcebispo barra

O até agora bispo de Bragança-Mirandela, D. Manuel José Garcia Cordeiro, de 54 anos, foi nomeado esta sexta-feira, dia 03 de dezembro, pelo Papa Francisco, o novo Arcebispo de Braga.

D. Manuel José Garcia Cordeiro substitui D. Jorge Ortiga, que esteve nessas funções durante os últimos 22 anos.

© Direitos reservados

D. Manuel Cordeiro, o bispo mais jovem de Portugal, diz, em comunicado, ser “com fé humilde” que aceita “a missão que o Papa Francisco me confia para ser servidor do Evangelho da Esperança com o Povo santo de Deus peregrino na Arquidiocese de Braga”.

O novo Arcebispo de Braga lembra que, em 2011, “o Papa Bento XVI pediu-me para servir a Diocese de Bragança-Miranda no ministério episcopal. Dou profundas graças a Deus por este dom da Graça. Agora, o Papa Francisco pede-me para repartir e peregrinar até Braga, da qual Bragança-Miranda nasceu em 1545 e se reconfigurou em 1881”.

D. Manuel saúda o seu antecessor, D. Jorge Ortiga, “agradecendo a Deus o seu intenso e dedicado ministério pastoral na Igreja bracarense, na Província Eclesiástica de Braga e na Conferência Episcopal Portuguesa”, e também uma “saudação fraterna ao Senhor D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar” e à comunidade católica.

O Arcebispo espera também uma “sincera cooperação recíproca em ordem ao bem comum, à dignidade das pessoas, à fraternidade e amizade social”, com as autoridades autárquicas, civis, académicas, militares, forças de segurança e proteção e órgãos de comunicação social.

“Este é um tempo para agradecer o passado, renovar o presente, bem como sonhar e desenhar o futuro. A todos convido a servir sempre mais e melhor, com amor, humanidade e humildade”.

D. José Couceiro, novo Arcebispo de Braga

O comunicado termina com um “conto muito convosco; contai inteiramente comigo”.

© Direitos reservados

D. Jorge Ortiga já se prenunciou acerca do seu sucessor, dizendo estar “de coração cheio e alegre” pela nomeação. “Sinto-me no dever de, em nome de todo o povo cristão, lhe dar as boas-vindas a esta vetusta arquidiocese. Há muito esperado, queremos que sinta a nossa plena comunhão e a mais profunda unidade. Garantimos que se sentirá bem entre nós e que juntos prosseguiremos uma história que remonta aos primórdios do cristianismo”, escreveu D. Jorge Ortiga.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES