PARABÉNS TEMPO LIVRE, PARABÉNS UNAGUI

Por José João Torrinha,

Advogado e Presidente da Assembleia Municipal de Guimarães

Se perguntarmos a alguém se sabe o que é isso de se ter qualidade de vida, a resposta será, com toda a certeza, afirmativa. Mas se pedirmos à mesma pessoa que defina o que é isso da qualidade de vida, se calhar a mesma vai ter alguma dificuldade. Há coisas assim. Fáceis de compreender, mas difíceis de definir. Ainda por cima, os ingredientes necessários a uma vida de qualidade variarão muito de pessoa para pessoa.

Em qualquer caso, julgo que será mais ou menos consensual que gozar de boa saúde, física e mental durante a maior parte do tempo em que vivemos é algo de absolutamente fundamental.

A semana passada, num espaço de dois dias, estive presente na celebração do aniversário de duas instituições de Guimarães que comemoravam datas redondas da sua existência. A Unagui celebrava orgulhosamente um quarto de século, as suas bodas de prata. No dia seguinte, celebravam-se os 20 anos da Tempo Livre.

Curiosa coincidência. Aparentemente, há pouco a ligar as duas instituições. Uma é uma associação privada, nascida da ideia de alguns cidadãos. A outra, uma régie cooperativa surgida por iniciativa do município. Uma está vocacionada para a promoção da atividade desportiva, a outra trabalha na área do chamado envelhecimento ativo dos seus membros. Como é evidente, a dimensão e raio de ação das duas é bem diferente, também.

E no entanto, ambas trabalham no domínio da tal qualidade de vida. Sim, porque hoje é claro para todos que a prática desportiva é absolutamente fundamental para melhorarmos a nossa saúde. O trabalho desenvolvido em vinte anos pela Tempo Livre, ao longo dos quais se tornou numa instituição de referência, em Guimarães e no país, é merecedor de todas as felicitações. Mas mais do que dar os parabéns por tudo o que já se fez, é bom olhar para o que se faz nos dias de hoje. Se as piscinas, o multiusos e a pista Gémeos Castro foram importantes, que dizer da academia de Ginástica um equipamento fabuloso a todos os níveis e que se encontra diariamente repleto de jovens ginastas? Quer isto dizer que o esforço que se fez no passado é continuado ainda hoje, ou seja, que não estamos sentados nos louros do que já foi, mas ainda e sempre a pensar em acrescentar qualidade ao que já tem muita.

Mas se a prática desportiva é fundamental, em todas as idades, também o é que saibamos envelhecer com qualidade. E fazê-lo com qualidade passa necessariamente pela tentativa de o fazer aprendendo sempre, melhorando a nossa formação, mantendo e reforçando amizades. Por isso, instituições como a Unagui são tão importantes. Porque envelhecer bem deve ser um objetivo de todos.

Reza a lenda que um dia perguntaram a Churchill qual o segredo da sua longevidade e que o mesmo terá respondido que era nunca ter praticado desporto na vida. É uma história com piada, mas é preciso dizer que o governante inglês estava, obviamente, enganado. A sua longevidade explicar-se-ia por outras coisas seguramente e se tivesse praticado desporto, provavelmente teria sido bem maior. O papel dos poderes públicos e da nossa comunidade é criar as condições que assegurem essa longevidade com qualidade. À sua maneira, cada uma destas instituições proporcionam isso às pessoas. Aos seus responsáveis, obrigado e muitos parabéns.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?