PARQUE NATURAL DO ALVÃO

Uma Janela para o Reino Maravilhoso

Neste recorte de natureza, com grande diversidade de fauna e flora, escondem-se paisagens mágicas e tradições genuínas. Sentirá o espírito leve e livre, e deliciar-se-á com a doce quietude que só o interior do país é capaz de oferecer.

 

O Parque Natural do Alvão estende-se pelo regaço de Mondim de Basto e Vila Real. Esta área protegida muito tem para ofertar a quem a procura, sendo um dos seus principais atrativos as Fisgas de Ermelo, que se encontram entre as maiores cascatas da Europa. Nesta primeira visita – e porque novos regressos lhe serão impostos pela formosura da região – o destino é a aldeia de Lamas d’Olo, no coração do parque natural.

Neste povoado, importante pela sua tradição agrícola, sobrevivem ainda traços da arquitetura serrana de outrora. Sobre o casario em granito, ainda se firmam alguns telhados de colmo. Se levar um farnel ligeiro, pode aventurar-se por um dos percursos pedestres recomendados (aconselhável consultar a informação associada e munir-se de meios de orientação). O Percurso das Barragens alia a cultura de um Portugal rural ao património natural e paisagístico. As Barragens Cimeira e Fundeira do Alvão, com duas albufeiras que possibilitam avistar os altos cumes do Alvão e Marão, testemunham o valor que a água tem para a vida da aldeia. O Miradouro de Lamas d’Olo é um excelente ponto de contemplação, e também um cenário fantástico para fotografias divertidas, tal é a peculiaridade de algumas formações rochosas.

Parta para Vila Real, e siga em direção a Vila Pouca de Aguiar, pela estrada nacional. Neste trajeto, e instado por um estômago desejoso de uma refeição quente, cairá no Fojo do Lobo, um restaurante simples na berma da estrada que serve um delicioso e suculento “Naco na Pedra”.

alvao2

 

Pernoite no Alvão Village & Camping, instalando-se numa vila castreja que homenageia esta cultura de tempos passados. Aqui, a tradição mescla-se com as exigências da vida contemporânea, num espaço singular onde encontra a harmonia e leveza que Trás-os-Montes tem para oferecer.

No dia seguinte acorde cedo, para usufruir deste espaço recatado e maravilhoso. Em apoio às doze unidades de alojamento e ao parque de campismo, existem várias áreas de lazer, uma agradável piscina, parque infantil e zona de restauração.

Vai encantar-se com Parque de Lazer da Lagoa do Alvão, ali bem perto. Espaços de convívio e patuscada, pontes pedonais, caminhos serpenteantes e um observatório de aves, nasceram em torno deste lago azul, fruto de uma requalificação que valorizou uma área já burilada pela natureza. Ao sorver a beleza deste local, sentirá o pulsar das palavras de Miguel Torga: “Vou falar-lhes dum Reino Maravilhoso. Embora muitas pessoas digam que não, sempre houve e haverá reinos maravilhosos neste mundo. O que é preciso, para os ver, é que os olhos não percam a virgindade original diante da realidade e o coração, depois, não hesite. Ora, o que pretendo mostrar, meu e de todos os que queiram merecê-lo, não só existe como é dos mais belos que se possam imaginar. Começa logo porque fica no cimo de Portugal, como os ninhos ficam no cimo das árvores, para que a distância os torne mais impossíveis e apetecidos.”

 

alvao3

 

No regresso, não deixe de visitar o Castelo de Aguiar e o seu Centro Interpretativo, na freguesia de Telões. De alma dominante, encavalitado num penedo granítico, este castelo roqueiro ligado à Reconquista Cristã da Península Ibérica proporciona uma panorâmica fantástica da região.

Pare para petiscar em Vila Real. Uma tábua de enchidos ou um pratinho de tripas aos molhos – iguaria típica da cidade, servido em louça de barro negro -, são uma ótima opção. Siga pela autoestrada que liga esta cidade a Amarante, e aproveite para circular no recentemente inaugurado Túnel do Marão, que atravessa as encostas da serra com o mesmo nome. São 5,6 quilómetros de comprimento, que o transformam no túnel rodoviário mais longo da Península Ibérica.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?