PASSADEIRAS SEGURAS E INTELIGENTES COM NOVO SISTEMA INSTALADO EM GUIMARÃES

Integrado no projeto Guimarães Living Lab, a Câmara Municipal de Guimarães em parceria com a Communicate Way (CWAY) instalou um sistema inovador, na Avenida D. João IV, que alerta os condutores quando um peão vai atravessar aquela passadeira com recurso a sensores.

Trata-se de um sistema pioneiro, inteligente, com um impacto minimalista e totalmente integrado no design urbano. CWAY (Communicate Way ou via comunicável) é o nome deste projeto que apresenta o registo de patente nacional número 110379 e integra o Guimarães Living Lab.

A solução implementada, desenvolvida pela Communicate Way e com parceiros como a Bosch, Siemens e a Exporlux, serve-se essencialmente de passadeiras onde existe grande fluxo de trânsito e visibilidade reduzida, para atuar como um elemento de alerta ativa, avisando previamente por meio de sinal luminoso os condutores de veículos perante a existência de peões a realizar a travessia da passadeira. Perante o sinal luminoso os condutores conseguem perceber, atempadamente, as condições de travessia existentes podendo assim adaptar a sua velocidade de circulação, prevenindo acidentes.

Desenvolvido com tecnologia certificada, o CWAY é um equipamento energeticamente eficiente e sustentável e permite também uma eficaz gestão da iluminação da passadeira.

O Guimarães Living Lab apresenta-se como um espaço de reflexão e de investigação e desenvolvimento de projetos piloto, inovadores e replicáveis, que impulsionem novas maneiras de abordar questões relevantes para a cidade. Este conceito de laboratório vivo pretende ser placo do desenvolvimento do conhecimento e da experimentação de soluções de inteligência urbana em contexto real, numa lógica de inovação aberta e co-criação, tendo o cidadão como ator principal.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?