“PASSARINHAS E SARDÕES” NO CURTIR CIÊNCIA

O Curtir Ciência promove este sábado, dia 16 de fevereiro, a partir das 15h00, uma oficina sobre a confeção dos doces tradicionais “Passarinhas e Sardões”.

A oficina sobre estes tradicionais e populares doces de Guimarães é orientada por uma das poucas doceiras que ainda se dedicam a esta arte. Cidália Pereira, mais conhecida como «Cidália das Passarinhas», tem mais de 40 anos de dedicação a este mester e vai partilhar com os participantes os segredos desta tradição vimaranense.

O programa inclui, também, uma intervenção de Catarina Pereira, Diretora da Casa da Memória de Guimarães, sobre as tradições ligadas aos “rituais” de enamoramento em Guimarães, como a Cantarinha dos Namorados, as Passarinhas e os Bordados.

Os populares doces, feitos com massa de centeio ou de trigo coberta com açúcar e enfeitados com pedacinhos de papel colorido, continuam a ser vendidos na cidade de Guimarães, principalmente em dezembro, por ocasião de Santa Luzia. De acordo com a tradição, rapazes e raparigas trocavam estes doces como sinal de amor correspondido. Cidália Pereira é uma das poucas doceiras que ainda confecionam e vendem estes doces. Uma oficina diferente que contribui para reforçar a ligação do Curtir Ciência à comunidade e às pessoas e entidades que se empenham na preservação de tradições vimaranenses.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?